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Frutas da estação: nutrientes, vitaminas e calorias de cada uma

Não é só por ser a época mais fria do ano que o inverno não tem suas frutas da estação.

O período, que vai de 21 de junho até 22 de setembro, é o preferido pelas doenças respiratórias, especialmente gripes e resfriados, por isso é uma boa ideia apostar em alimentação saudável para dar uma força ao sistema imunológico.

As frutas cítricas, como abacaxi, caju, morango e melão, por exemplo, são repletas de vitamina C e estão entre as frutas da estação de inverno.

Além de ser uma boa forma de se prevenir contra doenças e se manter saudável, buscar consumir frutas da estação é interessante também para o bolso. Isso porque, por estarem em período de safra, elas são mais abundantes e, portanto, têm preço mais acessível. Para completar, é também a época em que estão mais bonitas, visto que foram produzidas e colhidas no momento adequado.

 

Conheça as frutas da estação de inverno e seus benefícios

O frio não é desculpa para deixar de consumir frutas, pelo contrário! Elas ajudam a se manter ainda mais saudável durante o período. Veja a seguir algumas das frutas desta estação e os benefícios que trazem para a saúde:

 

  • Limão - rico em vitamina C, A e B, é também uma ótima fonte de ferro, cálcio, cobre e magnésio. Para driblar a acidez, que pode ser incômoda, a dica é consumi-lo em sucos, sobremesas ou usá-lo como substituto do vinagre em saladas. 100 gramas de limão possuem 32 kcal.

 

  • Romã - fonte de antioxidantes, vitamina C, fitoquímicos e polifenóis. Pode ser consumida crua, em sucos ou junto com iogurte desnatado, para uma mistura de sabores deliciosa. 100 gramas de romã possuem 56 kcal.

 

  • Morango - muito popular, o morango é rico em vitaminas C, E, A, B5 e B6. Também tem minerais como ferro, potássio, cálcio e magnésio, além de fibras que combatem a prisão de ventre. A quantidade de receitas com morango é grande, mas vale ficar atento e pegar leve na combinação clássica de morango e chocolate, que pode ser muito calórica. 100 gramas de morango possuem 30 kcal.

 

  • Tangerina - a fruta cítrica, além de possuir vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, possui grande quantidade de potássio, mineral que auxilia na prevenção de cãibras e contrações musculares. Também é boa para o intestino, pois combate a prisão de ventre. 100 gramas de tangerina possuem 38kcal.

 

  • Uva - fonte de carboidratos, vitamina C, sais minerais e antioxidantes, pode ser consumida pura, em saladas ou em sucos. Em geral, dispensam adição de açúcar, por serem bastante doces. 100 gramas de uva itália possuem 53 kcal.

 

 

  • Pera - Rica em antioxidantes, minerais, fibras, além de vitaminas C, A e as do complexo B. Pode ser consumida in natura ou em caldas e geleias. 100 gramas de pera possuem 61 kcal.

 

  • Laranja - uma das frutas mais clássicas e unânimes quando o assunto é vitamina C, a laranja ainda possui uma grande quantidade de fibras e vitaminas. Outro nutriente relevante é a pectina, que absorve a gordura e ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Um excelente motivo para apostar no suco de laranja matinal, que deve ser consumido fresco para potencializar os benefícios. 100 gramas de laranja pera possuem 37 kcal.

 

  • Graviola - o inverno pode não combinar muito com sorvete, mas o feito com esta fruta é uma delícia. E o melhor: é rico em vitamina C, fibras, frutose e glicose, além de minerais como cálcio, fósforo e potássio. Para quem não gosta de sorvete, dá para consumir a fruta crua, em sucos ou em mousses. 100 gramas de graviola possuem 62 kcal.

 

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