Blog

Como evitar a falta de medicamentos em sua farmácia?

Não existe nada pior para uma farmácia do que a falta de medicamentos. Ficar com as prateleiras vazias, ou precisar dizer ‘não’ frequentemente ao cliente, pode levar o seu estabelecimento à falência.

Por esse motivo você precisa garantir que dispõe dos medicamentos de que seus clientes precisam e levar até eles a melhor opção.

Veja neste post o que levar em conta para não deixar faltar medicamentos em sua farmácia e evite perder clientes. Confira!

Escolha fornecedores confiáveis

Trabalhe com fornecedores confiáveis, que possam entregar os medicamentos no prazo combinado. Qualquer atraso por parte do parceiro pode lhe fazer perder vendas e clientes, então tenha muita atenção na hora de escolher seus fornecedores.

Visite a fábrica, se possível, conheça o processo de fabricação dos medicamentos e fique por dentro de tudo. Assim você evita surpresas desagradáveis com suas compras.

Gestão de estoque eficiente

Outra coisa a fazer é usar uma gestão de estoque eficiente, como a Curva ABC, por exemplo. O intuito é comprar os medicamentos certos, na hora certa e garantir que eles cheguem em tempo hábil até a sua farmácia.

Para isso você precisa conhecer quais são os fármacos mais vendidos e que não podem faltar nas gôndolas de seu estabelecimento. Faça um levantamento minucioso e inclua também um estoque de segurança para manter as vendas até o reabastecimento pelo fornecedor.

Adote uma gestão de compras

Outro ponto importante para combater a falta de medicamentos é a gestão de compras. Assim como controlar o seu estoque é importante, saber comprar também é de suma importância para manter os itens disponíveis para seus clientes.

Procure conhecer as boas práticas de compras do mercado e incluí-las no dia a dia de sua farmácia. As dicas mais simples são: concentre as compras em um único colaborador, não deixe que os medicamentos acabem completamente para fazer um novo pedido, negocie prazos de entrega e pagamento com seus fornecedores, etc.

 

 

Invista em tecnologia

Uma última dica para evitar a falta de medicamentos, mas igualmente importante, é usar a tecnologia na gestão da sua farmácia. Invista em softwares de gestão para registrar as vendas, controlar o estoque e, quem sabe, até fazer as cotações e pedidos automaticamente.

Com esse apoio na rotina do seu negócio fica mais fácil evitar o esquecimento de comprar determinado medicamento e correr o risco de não tê-lo nas prateleiras.

Lembre-se que se o cliente não achar o que procura em seu estabelecimento, ele vai buscar em outra farmácia. Portanto, fique atento ao controle de estoque e ao reabastecimento de sua farmácia para não perder vendas.

E você, como evita a falta de medicamentos em sua farmácia? Compartilhe as suas dicas abaixo e troque experiência com outros leitores.