Blog

Tratamentos personalizados e as farmácias de manipulação: Entenda esse crescimento!

A cada ano que passa as farmácias de manipulação ganham mais espaço no mercado e, com isso, cresce o número de tratamentos farmacológicos personalizados oferecidos à população.

Só para você ter uma ideia, o setor cresceu 40% no ano de 2016. O período ficou marcado pela crise econômica que assolou o país inteiro, mas as farmácias de manipulação ainda continuaram sua expansão mesmo em tempos conturbados.

Os dados foram divulgados pela ANFARMAG (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais) referente aos anos de 2015 e 2016. Segundo a associação 39% dos empresários do ramo notaram crescimento nesse período, indo totalmente contra a recessão econômica.

Mas qual será o segredo para tanto crescimento e por que as farmácias de manipulação continuam se expandindo ano após ano? Veja neste post alguns pontos que auxiliam a justificar tal crescimento. Confira!

Por que as farmácias de manipulação estão crescendo?

Um dos maiores motivos para tal crescimento é a personalização dos tratamentos, ou seja, fármacos desenvolvidos sob medida para cada paciente. Através de uma consulta com um farmacêutico, o paciente tem a sua necessidade atendida de forma personalizada e na medida certa.

Essa personalização gera mais conexão com o consumidor dos medicamentos, ao mesmo tempo em que evita o desperdício e reduz o preço final da receita médica. Afinal de contas, a dosagem é feita de acordo com a posologia indicada pelo médico e podem ser misturados diversos componentes em uma única cápsula.

 

 

Deste modo, ao invés de adquirir uma infinidade de medicamentos, o paciente adere apenas a um tratamento que contempla todas as suas necessidades. Esse ponto gera mais economia para a população, evita a sobra de medicamentos em casa e também contribui para o combate a automedicação.

E para fechar com chave de ouro ainda temos estudos e pesquisas científicas confirmando a eficácia dos tratamentos personalizados. Um ponto que torna estes estabelecimentos cada vez mais essenciais na comunidade.

Ao aliarmos esses benefícios com o fato de que o consumidor anseia por atendimento personalizado, temos nas mãos um negócio literalmente bilionário. É por esse e outros motivos que as farmácias de manipulação têm movimentado cerca de R$ 5 bilhões por ano.

Mas não são apenas os fármacos que empurram esse setor para o crescimento. Produtos relacionados a beleza e bem-estar também estão impulsionando o setor cada vez mais, com destaque para os itens destinados a tratamentos dermatológicos e fitness.

A população tem percebido uma grande oportunidade nas farmácias de manipulação e se dirigido a esses estabelecimentos com o intuito de obter tratamentos mais baratos e eficazes. Uma tendência que deve se repetir pelos próximos anos e ganhar ainda mais destaque.

Esse crescimento anima bastante os empresários do setor, farmacêuticos e a indústria como um todo. Já que o crescimento acelerado também impulsiona a abertura de oportunidades de trabalho na área.