Blog

As 7 melhores faculdades de farmácia do Brasil, segundo o MEC

Para quem pretende fazer o curso de farmácia no segundo semestre de 2018 é preciso correr. Afinal de contas, faltam poucos dias para o vestibular do segundo semestre e as instituições já se preparam para abrir vagas em seus polos.

Você já escolheu a instituição de ensino para se formar como farmacêutico? Ainda não? Fique tranquilo!

Veja neste post uma lista com as 7 melhores faculdades de farmácia do Brasil, de acordo com os critérios de avaliação do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Confira!

Como ocorre essa avaliação?

A avaliação de cursos superiores realizada pelo MEC ocorre todos os anos. Uma das formas de avaliação é o ENADE (Exame Nacional de Desempenho do Estudante). Trata-se de uma avaliação anual para universitários prestes a se formar e outros que estão começando a vida acadêmica agora.

Essa prova é realizada em todos os cursos superiores e faculdades. O objetivo é avaliar a capacidade dos estudantes em internalizar as informações e também o aproveitamento do curso por cada aluno. Os participantes da prova são selecionados pela instituição de modo aleatório.

Outros aspectos avaliados pelo MEC são: a infraestrutura da faculdade, número de professores mestres e doutores na instituição e recursos utilizados nas aulas.

Com base em cada um desses critérios o MEC atribui o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que é uma nota de 1 a 5. Quanto mais próxima a nota de 5, melhor é a instituição de ensino de acordo com os padrões de avaliação do MEC.

 

 

Quais são as melhores faculdades de farmácia?

Usando desses requisitos o MEC reconheceu as melhores faculdades do curso de farmácia no Brasil. E para facilitar a sua vida, separamos as principais instituições nesse post. Veja só:

·      Universidade Paulista (UNIP)

·      Faculdade Brasileira (MULTIVIX VITÓRIA)

·      Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UNISALESIANO)

·      Faculdades Integradas De Ourinhos (FIO)

·      Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO)

·      Centro Universitário De Maringá (UNICESUMAR)

·      Universidade Federal De Juiz De Fora (UFJF)

Lembrando que essa lista contempla as instituições com CPC Contínuo mais próximo de 5, ou seja, cuja média de todos os critérios avaliados pelo MEC quase atingiram a nota máxima. Contudo, essas mesmas universidades podem divulgar sua nota como 5, através do arredondamento da nota oferecido pelo MEC chamado de CPC Faixa.

Mais detalhes sobre a avaliação do MEC e os cursos das instituições podem ser pesquisados diretamente no site do Ministério de Educação e Cultura.