Blog

Medicamento genérico para tratamento de câncer é aprovado pela ANVISA

A ANVISA aprovou a fabricação de um medicamento genérico para o tratamento de diversos tipos de câncer recentemente. O fármaco conhecido como everolimo é o primeiro com essa substância a ter uma versão genérica disponível no mercado.

A perspectiva de oncologistas, da indústria farmacêutica e da própria ANVISA é que a liberação ajude a popularizar o tratamento e gere mais concorrência no mercado. O medicamento de referência chega a custar R$ 18 mil reais por mês aos pacientes, inviabilizando o tratamento para muitas pessoas.

 

 

O genérico

Este não é o primeiro genérico aprovado para tratamento de câncer no Brasil, a exemplo do tamoxifeno que já está no mercado há 50 anos. Contudo, é o primeiro a ter a substância everolimo na fórmula, que é conhecida pelo seu alto custo.

O fármaco foi liberado pela ANVISA e é recomendado para o tratamento de diversos tipos de tumores, entre eles:

·      Angiomiolipoma renal;

·      Câncer de mama receptor hormonal-positivo;

·      Câncer do rim;

·      Sega;

·      Tumores neuroendócrinos;

·      Entre outros.

Vale lembrar que todos esses tumores são tratados em estágios avançados, o que contribui para melhorar a qualidade de vida do paciente.

A perspectiva é que o tratamento fique mais barato, até 35% abaixo do valor do medicamento de referência. Além disso, alguns especialistas afirmam que a inclusão do genérico no mercado pode fazer com que até o medicamento referência baixe o preço, devido a concorrência.

De qualquer forma é uma notícia animadora para os pacientes e oncologistas, já que se torna mais uma opção de tratamento ao câncer. O preço mais baixo também contribui para popularizar o tratamento e melhorar a sobrevida dos pacientes.

O fármaco ainda não está disponível no SUS, infelizmente. Mas já é um grande avanço que sua produção tenha sido liberada.