Blog

Você sabe o que é a tecnologia data loggers na indústria farmacêutica?

A indústria farmacêutica está sempre em busca de novas tecnologias que otimizem os processos. Dessa vez, a nova tecnologia na indústria farmacêutica é em data loggers e fornece a capacidade de monitorar a temperatura dos medicamentos durante o seu transporte. Quer saber mais sobre a novidade? Continue lendo!

O que é a tecnologia data loggers?

O Datalogger é um dispositivo eletrônico capaz de registrar dados de temperatura e/ou umidade em um intervalo de tempo preestabelecido. A nova tecnologia na indústria farmacêutica está sendo trazida pelo Grupo Polar ao Brasil, a exclusividade é originária da Europa e visa trazer segurança na manipulação e transporte de fármacos.

O Datalogger é capaz de armazenar 30 mil medicações, está disponível na versão multiuso e uso único, possui opção de bloqueio de senha e bateria com duração mínima de dois anos. Ele também gera relatórios detalhados com possíveis variações durante o percurso.

Como funciona?

 

 

O dispositivo funciona como uma espécie de “termômetro” capaz de registrar dados de temperatura a partir de um intervalo de tempo previamente estabelecido.

O diferencial dessa tecnologia é que ela é totalmente programável, dessa forma, não se limita ao padrão de fábrica e permite a configuração tanto pelo computador quanto pelo próprio dispositivo a cada nova utilização.

O delay inicial, o intervalo de medição e a faixa de temperatura são elementos que também podem ser ajustados de acordo com a necessidade, tudo isso através de um software. A precisão é capaz de chegar a 0,1ºC e é favorecida por um sensor digital com memória de calibração integrada ao dispositivo.

Perspectivas

A maior perspectiva é expandir a demanda de medicamentos termossensíveis às cerca de 77 mil farmácias que agora podem se credenciar para a aplicação de vacinas, desde a aprovação da RDC 197 em dezembro de 2017. Além da consequente preocupação que aumenta referente ao range de temperatura adequada.

Sem dúvidas, a nova tecnologia da indústria farmacêutica visa otimizar processos, ampliar possibilidades e fornecer principalmente segurança para o transporte e manipulação de fármacos.