Blog

O perigo da falta de vacinação infantil e como as farmácias podem ajudar!

Você sabia que agora as farmácias são autorizadas a aplicar vacinas? É isso mesmo! Dessa forma, elas podem ajudar a combater o baixo índice de vacinação, principalmente no que se refere a vacinação infantil.

Faz um bom tempo que a população e algumas entidades já defendiam a regulamentação de vacinas nas farmácias. Isso foi o que mostrou uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), na qual 52% dos entrevistados aprovaram a implementação do serviço de imunização nas farmácias.

Desse percentual, 81% demonstram segurança em tomar vacina nesses estabelecimentos. O levantamento foi realizado durante o mês de agosto de 2017 com 2 mil pessoas. Saiba mais sobre esse assunto através desta leitura!

 

 

Legislação da vacinação em farmácias

Mesmo que a permissão para os estabelecimentos farmacêuticos oferecerem as vacinas já fosse prevista pela Lei 13.021/14, a qual trata sobre o exercício e a fiscalização dos serviços farmacêuticos, alguns impasses ainda acabavam impedindo o serviço de vacinação.

No entanto, houve uma mobilização da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) para que fosse viabilizado o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) das unidades a fim de obter o licenciamento sanitário para realizar o serviço de vacinação. E deu certo!

É fundamental ter um espaço físico específico para a realização desse procedimento e, se necessário, comunicar às pessoas a respeito dos treinamentos e certificações do farmacêutico. A Agência Nacional De Vigilância Sanitária também abordará futuramente sobre outros requisitos mínimos para a vacinação.

Conscientização sobre a falta de vacinação infantil

O farmacêutico, além de aplicar a vacina e estar mais próximo da comunidade, também pode ajudar na conscientização da falta de vacinação infantil e os perigos que pode trazer às crianças tirando outras dúvidas sobre o assunto.

Além de ajudar na falta de vacinação infantil, a vacinação nas farmácias são mais práticas, acessíveis, possuem um processo mais simplificado e têm um maior teor informativo, conforme já mencionado.