Blog

Farmacêuticos podem ajudar no diagnóstico e tratamento de câncer de próstata

Você sabia que o farmacêutico pode ter um papel fundamental para auxiliar no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata? O profissional é capaz de ajudar a identificar sintomas que possam caracterizar a doença assim como auxiliar no tratamento com fármacos. Continue lendo o artigo para entender melhor!

Câncer de Próstata

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ipsos quatro em cada dez homens não sabem identificar os sintomas do câncer de próstata.

Dificuldade, ardor ou dor ao urinar, urina escura e sensação de bexiga cheia são alguns dos sinais que alertam ao câncer de próstata. No entanto, 39% dos entrevistados no estudo desconhecem os principais sintomas da doença que em 2018 deve acometer mais de 68 mil homens no Brasil.

Ainda segundo o estudo, o medo de receber o diagnóstico de câncer acomete três em cada quatro entrevistados de ambos os sexos. Contudo, quanto mais cedo se recebe o diagnóstico maior são as chances de o tratamento ser eficiente.

 

 

O farmacêutico e o câncer de próstata

O cuidado direcionado para o câncer está passando por uma mudança, a abordagem que antes era centrada exclusivamente na doença passa a ser centrada no paciente também.

Por isso, a presença do farmacêutico em tratamentos oncológicos passa a ser cada vez mais frequente. O profissional possui amplo conhecimento a respeito da segurança e eficácia farmacológica e por isso, é capaz de desempenhar um papel importante auxiliando na seleção de terapia e no uso de medicamentos de suporte.

O profissional pode atuar no acompanhamento de resultados de uso de medicamentos e na orientação de eventos adversos provenientes do tratamento de câncer de próstata.

Os farmacêuticos muitas vezes estão mais próximos dos pacientes do que os médicos. Dessa maneira, o próprio pode desempenhar o papel de educador, prevenindo e conscientizando os pacientes em relação aos sintomas do câncer de próstata, orientando-os também a realizar exames regulares e procurar orientação médica.

O farmacêutico e o câncer de próstata, ambos, podem estar mais perto do que você pensa. Aproveite e conscientize os seus amigos compartilhando esse post nas redes sociais!