Blog

Sindicato de produtos farmacêuticos projeta reajuste de 4,45% para 2019

Os produtos farmacêuticos podem ficar mais caros no próximo ano, você sabia? Isso porque o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) projetou um reajuste anual de 4,45% nos preços dos produtos farmacêuticos para 2019. Esse valor leva em conta o valor cheio da inflação.

Mas, como foi feito esse cálculo? Será que o reajuste vai realmente acontecer? É realmente para tirar essas e outras dúvidas que este artigo foi criado. Boa leitura.

Como foi calculado o reajuste?

 

 

A simulação do reajuste dos produtos farmacêuticos para 2019 teve como base o valor cheio da inflação, o qual foi projetado pelo Banco Central para o período de março de 2018 a fevereiro de 2019.  

É claro que também foi considerada a divulgação do Fator X para o próximo ano, feita pela Câmera de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Esse valor ficou estabelecido em 0,0%.

Sendo assim, o reajuste dos produtos farmacêuticos para 2019 deverá ser, pelo menos, o valor integral do IPCA acumulado entre março de 2018 e fevereiro de 2019, uma vez que o Fator Y  apenas será publicado em fevereiro de 2019 e, levando em consideração o câmbio e o preço da energia elétrica, pode ficar maior que 0,0%.

Mas, afinal, o que é o Fator X? O Fator X é um dos componentes da forma que calcula os reajustes de preços, o qual tenta prever a produtividade prospectiva da indústria farmacêutica. É o valor que é retirado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Simulação do preço dos produtos farmacêuticos para 2019

O Sindusfarma fez a primeira projeção do reajuste dos produtos farmacêuticos da seguinte forma:

A entidade assumiu o valor da inflação (IPCA) divulgada pelo Banco Central de março de 2019  a fevereiro de 2019 – 4,45% - e considera que o Fator Y será 0,0%. Portanto, nessa simulação, o reajuste anual de preços dos produtos farmacêuticos no próximo ano ficará em torno de 4,45%, ou seja, o valor cheio da inflação.

Vale ressaltar que esse reajuste nos produtos farmacêuticos é apenas uma projeção ainda, ou seja, nada está realmente definido. Se quiser continuar acompanhando como fica o mercado farmacêutico em 2019 é só assinar nossa newsletter!