Blog

ANVISA completou 20 anos de atuação em janeiro

Você sabe quantos anos tem a ANVISA? Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no mês de janeiro de 2019, a instituição completou seus 20 anos. Apesar dos muitos anos de história, vale lembrar que ainda são muitos os desafios a serem encarados pela frente.

Responsável pelo lançamento e pela regulamentação de medicamentos, o aniversário da ANVISA é um marco importante para o Brasil. Ao longo de todos esses anos já foram feitos muitos avanços e, em alguns aspectos, a instituição está, inclusive, à frente de outras nações.

Quer um bom exemplo sobre por que temos que comemorar o aniversário da ANVISA? Veja:

Criação dos genéricos

Os medicamentos genéricos revolucionaram as farmácias e a vida dos cidadãos, tornando o acesso a medicamentos que antes eram caros mais facilitado graças ao seu expressivo barateamento. Só nos dois primeiros anos, 144 fórmulas foram registradas.

Por Lei, os medicamentos genéricos devem custar no mínimo 35% a menos do que as fórmulas originais. Além disso, devem ter o mesmo efeito, sendo necessário que passem por rigorosos testes a fim de comprovar sua eficiência quando comparado aos originais.

Transparência e eficiência: Metas para os próximos 20 anos

O aniversário da ANVISA serviu para marcar os bons acontecimentos passados e também para estabelecer metas para os próximos anos. Entre elas, espera-se que a intuição trabalhe cada vez mais focada na transparência e na eficiência.

Os processos da ANVISA precisam ser monitorados cada vez mais de perto a fim de que a qualidade seja mantida sempre. Além disso, a transparência deve ser um marco responsável pela comprovação da qualidade dos remédios e tratamentos autorizados pelo órgão.

A instituição também espera manter seu protagonismo na atuação internacional na qual tem se destacado.