Blog

Saiba mais sobre os medicamentos biológicos de referência

Você já ouviu falar em medicamentos biológicos de referência? Feitos por meio de organismos vivos, bactérias ou células, esse tipo de medicamento é usado para o tratamento de doenças complexas, como o câncer. Isso porque, em grande parte, os medicamentos biológicos de referência são mais eficazes quando comparados aos sintéticos.

Além disso, eles também reduzem efeitos colaterais. Quer um exemplo de medicamento biológico? As vacinas, uma vez que são feitas com o próprio vírus atenuado da doença. Mas, o que são esses medicamentos e qual a sua importância? Continue lendo e saiba mais!

 

 

O que são medicamentos biológicos de referência?

Grande parte dos medicamentos biológicos de referência é produzida através de um processo chamado DNA recombinante, o qual é capaz de modificar uma célula geneticamente com o objetivo de produzir uma proteína escolhida.

O que torna esses remédios mais eficazes no tratamento de doenças complexas é justamente o uso de células vivas na produção. Isso porque se o medicamento é autodirigido, ele vai reagir só com a célula do tumor e reduzir o impacto nas outras.

Ao contrário, quando não são autodirigíveis, os efeitos adversos são grandes. Sendo assim, a busca incessante é ter uma terapia que tenha a menor dose com a eficácia desejada.

Importância dos novos medicamentos

Esses novos medicamentos biológicos de referência são importantes pelo fato de que, a partir do avanço da biotecnologia, eles podem determinar qual o melhor caminho usar a fim de obstruir o crescimento das células cancerígenas. Isso já dentro do próprio tumor.

Com esse avanço, as doenças complexas serão cada vez mais tratadas com esses medicamentos, é um futuro muito promissor.

Portanto, os medicamentos biológicos de referência são muito importantes e, além disso, podem ser mais eficazes no tratamento de doenças complexas.