Blog

Prescrição digital: Aprenda a lidar com este novo avanço tecnológico em sua farmácia

A tecnologia mais uma vez se mostra presente no segmento farmacêutico. Para se ter uma ideia, diversas inovações têm sido notadas na área, as quais são amplamente utilizadas desde a fabricação dos fármacos até a comercialização dos mesmos. Dessa vez, essa tecnologia é atribuída a uma nova forma de prescrever medicamentos: a prescrição digital.

Pode-se dizer até mesmo que a utilização da prescrição digital vem crescendo cada vez mais. Dados demonstram que os números estão triplicando anualmente. No entanto, como o assunto é ainda muito recente, surge a questão: o que é a prescrição digital e como ela funciona? Continue a leitura para entender.

O que é a prescrição digital e como ela funciona?

O termo prescrição digital se trata da receita médica em formato digital, realizada através de um computador e utilizando a assinatura digital do médico atendente. Ao receber os exames do paciente, o profissional emite a prescrição e o documento pode ser compartilhado com as farmácias para que haja a aquisição do medicamento.

Vantagens e cuidados com a prescrição digital nas farmácias

1. Atenção à dispensação

Na compra de fármacos que necessitam de retenção da receita, sendo digital ou não, é necessário que o farmacêutico fique mais atento com relação à dispensação. Algumas ferramentas já disponibilizadas integram o receituário com a dispensação. O paciente, no que lhe concerne, terá acesso às informações como posologia e períodos de administração através de um aplicativo.

2. Diminuição de erros de interpretação

Com relação à saúde, um medicamento administrado de forma errada pode ser fatal. Nesse contexto, as prescrições digitais facilitam a rotina dos farmacêuticos, uma vez que eles conseguem compreender melhor o que está descrito nas receitas médicas, evitando erros durante a venda.

3. Maior agilidade no atendimento

Dados disponibilizados pelas farmácias demonstraram redução no tempo de distribuição dos produtos aos clientes, principalmente pela diminuição das viagens para coleta de formulários de prescrições manuais.

Além dos benefícios citados, a prescrição digital auxilia o empreendedor a melhorar a forma de atendimento, fidelizando os seus clientes e garantindo um melhor tratamento através da interpretação eficiente do receituário. Se esses assuntos são de seu interesse, aproveite e siga as nossas redes sociais para estar sempre informado sobre a área.