Blog

Farmácias se mobilizam em campanha de prevenção à asma

O dia 21 de junho é conhecido como o Dia Nacional de Controle da Asma. Visando auxiliar na prevenção e na orientação ao tratamento dessa doença que atinge mais seis milhões de brasileiros, milhares de drogarias e farmácias distribuídas por todo o país promovem, entre os dias 24 e 28, a Campanha de Prevenção à Asma.

A iniciativa é mais uma fase das Campanhas de Saúde 2019 lideradas pela Abrafarma. Veja mais sobre esse assunto logo a seguir.

Como participar da prevenção à asma

Essa é a segunda vez que a asma faz parte do calendário de campanhas. A primeira edição foi em 2018 e contou com uma ampla aceitação por parte das farmácias e da população.

Já nessa primeira realização, foi possível verificar um ponto crítico sobre a asma: de 7.211 pessoas atendidas, 30,1% não cuidavam para ter um controle eficiente da doença.

Segundo dados levantados pelo próprio Ministério da Saúde, mais de 20 milhões de brasileiros sofrem com a asma, mas somente uma fatia de 12% é que cuida para manter a doença sob controle e sem a ocorrência de sintomas.

Já o Ministério da Saúde, aponta que, por ano, morrem em torno de duas mil pessoas em razão dessa condição. Outra informação alarmante é que a asma ocupa a primeira posição como causa de internações hospitalares, em decorrência de doenças relacionadas com a respiração.

Quem quiser fazer parte desta, e de diversas outras campanhas de saúde encabeçadas pela Abrafarma, pode participar se tornando um associado da entidade e cadastrando sua farmácia. Com isso, o proprietário e sua unidade farmacêutica terão acesso a todo o cronograma, às orientações e ao suporte especifico das Campanhas de Saúde 2019.

Para saber mais, basta acessar o site www.abrafarma.com.br.

No período de realização da campanha de prevenção à asma, as pessoas que visitarem a farmácia serão convidadas a interagir e a responder um pequeno questionário. Por meio dele, será possível avaliar — índice de pontos — como está a qualidade da respiração, bem como o nível de controle da doença.

De acordo com os resultados e a gravidade, o paciente poderá ser orientado com cuidados específicos e direcionado para procurar ajuda médica especializada.

Objetivos da Campanha Abrafarma de prevenção à asma

Segundo a entidade, as campanhas desenvolvidas no decorrer do ano e com temas específicos, têm como finalidade promover a saúde do grupo que se encontra sob as condições de uma doença e orientar a população em geral, auxiliando em um tratamento mais adequado e na prevenção.

Com esse objetivo estabelecido, as farmácias participantes do projeto sincronizam uma série de ações e, como associados, conseguem ampliar o impacto com a ideia final de oferecer atendimentos farmacêuticos mais abrangentes aos brasileiros.

Após a campanha de prevenção à asma, serão realizadas, nos próximos meses, ações direcionadas para prevenção, manutenção e orientação sobre Autocuidado, Colesterol, Hipertensão, Rev. Medicação, Diabetes e Câncer de Pele. Para conferir o calendário na íntegra, clique aqui.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais preferidas para que mais pessoas tenham acesso a ele!