Blog

Prevenar 13 é aprovada pela Anvisa para adultos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação da Prevenar 13 para adultos a partir de 50 anos. Produzida por uma companhia americana, a vacina previne as infecções causadas pelo pneumococo – nome popular da bactéria Streptococcus pneumoniae –, sendo a mais frequente à pneumonia pneumocócica.

O medicamento já era indicado no Brasil para a proteção contra as doenças pneumocócicas em lactentes e crianças de seis semanas até seis anos de idade incompletos, pois a pneumonia está entre as três principais causas de morte em todas as idades no mundo, atrás apenas das doenças cardíacas (1º lugar) e das doenças cerebrovasculares (2ºlugar). Sendo assim, constitui-se como principal causa de mortes por doenças imunopreveníveis no mundo.

Além da pneumonia outras quatro infecções podem ser causadas pelo pneumococo, sendo também consideradas doenças pneumocócicas, sendo elas a meningite, otite, septicemia e bacteremia. “A vacinação é a melhor forma de prevenção contra essas doenças. Esta indicação para adultos da vacina pneumocócica conjugada 13-valente vinha sendo muito aguardada pela comunidade médica brasileira”, afirma o diretor Médico, Drº Eurico Correia.

Fonte: Guia da Farmácia