Blog

Brasil e seus números do mercado farmacêutico

É fato que o país vem apresentando um discreto, porém contínuo crescimento em boa parte dos setores da economia. O comercio varejista atingiu o montante de R$ 25 bilhões e os números não faltam quando se trata do mercado farmacêutico. O setor tem crescido em seus diversos segmentos, sejam a indústria, o atacado ou o varejo de forma que o varejo tem provado seu potencial após crescer 16,1% em 2012.

Mais de 4.600 novos pontos de venda foram contabilizados em 2012, índice 8% maior em relação a 2011, e que continua apresentando crescimento no ano de 2013, com estimativa de 18% no setor como um todo.

A globalização do mercado tem intensificado o crescimento dos pontos de venda com a chegada de bandeiras, algumas delas recentemente adquirindo 80% em participação de outras redes de drogarias, comprovando o alcance econômico do varejo nacional.

O sucesso de crescimento deste mercado pode ser atribuído a vários fatores como: a evolução do setor com a conquista de novos grupos de pessoas, lançamentos diversos e uma avaliação com posterior entendimento das necessidades do consumidor, inclusive dos números promissores como os dos genéricos, que respondem por 25,6% das vendas em unidades. A previsão de investimentos no segmento até 2014 está girando em torno de 1,5 bilhões de dólares.

Fonte: Guia da Farmácia