Blog

Qual o Lucro Operacional de uma Farmácia ou Drogaria?

Num demonstrativo financeiro temos várias fases do lucro. Começando pelo Lucro Bruto e indo até o Lucro Líquido. Estas entre outras razões explicam a discrepância de números quando alguns empresários afirmam ter um determinado percentual de lucro.

O Lucro operacional como o próprio nome diz, refere-se a operação principal do negócio farmácia e é o resultado obtido entre receitas e despesas resultantes da operação de compra e venda de produtos.

Quando queremos avaliar se uma farmácia é viável ou não, a nossa principal referência é o lucro resultante da operação principal do negócio, portanto, o lucro operacional.

E o lucro líquido? O que seria? Na farmácia temos receitas e despesas não operacionais. 

Exemplo:

  • Venda de recargas de celular
  • Receita proveniente da atuação como correspondente bancário
  • Receita proveniente da prestação de serviços
  • Receita proveniente de empréstimo bancário
  • Reformas, pintura, troca de equipamentos e modernização de fachada.
  • Pagamento de empréstimos bancários.

Enfim, as receitas e despesas que citei agora, não derivam da operação principal do negócio farmácia, ou seja, elas não correspondem as operações rotineiras do negócio farmácia e não fazem parte das operações de compra e venda de produtos, por esta razão chamamos de receitas e despesas não operacionais e somente depois de computa-las é que temos o Lucro Líquido.

Num demonstrativo elas vem logo abaixo do Lucro operacional e ao soma-lo com as receitas não operacionais e subtrair pelas despesas não operacionais obtemos o lucro líquido.

É desta fase do lucro que os sócios realizam divisão de lucros e o mesmo também é a base para pagamento do imposto para farmácias e drogarias enquadradas no regime tributário do lucro real.

Além do discernimento sobre as fases do lucro, o gestor precisa também ter convicção de que computa corretamente todas as receitas e despesas em seu demonstrativo. Para isto é importante lançar cada uma delas afim de garantir a visualização exata dos resultados da empresa.

Em nosso próximo vídeo mostrarei os principais erros que levam a visualização equivocada dos resultados da farmácia.