Blog

Como melhorar o layout da farmácia e vender mais?

Muito se fala sobre layout da farmácia, mas você já conhece essa estratégia de venda? Pensando nisso, selecionamos informações preciosas para auxiliar no crescimento do seu negócio. Para saber mais, siga lendo este post e boa leitura!

Veja mais: Estrutura de uma farmácia: o que toda farmácia precisa ter?

O que é layout da farmácia?

Layout é uma palavra originalmente norte-americana que quando traduzida livremente para o português significa disposição. Deste modo, layout da farmácia expressa uma técnica que visa o estímulo de vendas a partir da organização estratégica das mercadorias com o intuito de atrair a atenção dos clientes.

Esse método de impulsionar vendas deve considerar algumas questões para elaborar o layout ideal. Dentre os pontos a serem considerados estão a acessibilidade e a comodidade do cliente para interagir com os produtos como, por exemplo, posicionar as mercadorias ao alcance da mão do cliente. Além disso, também devem ser considerados os pontos de fluxo dentro do estabelecimento para posicionar as ofertas e lançamento de novos produtos.

Por que possuir um layout de farmácia estratégico?

Com uma drogaria bem organizada, com uma estética harmoniosa e aconchegante e que considera os pontos estratégicos para dispor os seus produtos, os negócios crescem muito mais. Diante da grande competitividade, é fundamental que o gestor de uma farmácia se utilize de todas as estratégias de venda possíveis para se manter como referência no mercado. 

O dia a dia na cidade é muito dinâmico e o que o cliente busca é um estabelecimento que ofereça o que ele deseja de forma rápida. Portanto, manter a loja bem organizada e com as informações de preços e lançamentos bem visíveis auxilia tanto na lucratividade do empreendimento como no cotidiano da população e, consequentemente, gera a fidelização de clientes.

Como elaborar o layout ideal?

Após apresentar o que é layout da farmácia e as vantagens em aplicar essa estratégia de venda, segue uma lista das principais dicas para elaborar o layout ideal. Siga lendo!

1.     Organização

O layout da farmácia ideal é aquele que possui organização, pois isso auxilia o cliente a visualizar o que deseja e o estabelecimento a exibir os seus produtos de forma estratégica. Para isso, é fundamental dispor os produtos nas prateleiras a partir das categorias de produtos como higiene, cosméticos, medicamentos, infantil, masculino e feminino.

2.     Disposição estratégica

É essencial que os produtos estratégicos estejam ao alcance das mãos do cliente, que se considere os pontos de fluxo dentro do estabelecimento e que as promoções estejam com o preço bem visível e, além disso, colocar produtos estratégicos ao lado das promoções para estimular a venda desses artigos também.

Veja também: Uso de antibióticos por idosos precisa de cuidado redobrado, revela estudo

Essa foi a nossa seleção sobre as principais informações sobre layout da farmácia. Quer continuar acompanhando nossos posts de forma prática? Então nos siga no Facebook e conectado!