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Como as farmácias podem se preparar para o varejo omnichannel?

Atualmente, o avanço da tecnologia já está afetando diversos setores do nosso mercado. Muitas empresas já estão oferecendo maneiras de comprar na loja online e retirar na loja física e vice-versa. A estratégia é chamada de omnichannel e as farmácias precisam se preparar para esse novo tipo de varejo, a farmácia omnichannel.

Para alguns setores essa opção parece ser bem simples, entretanto essa busca por multicanais não é tão simples quando se trata em medicamentos. Porém, essa nova opção é uma tendência que permite um atendimento personalizado e imediato ao consumidor. Quer saber mais? Leia este post até o final e saiba mais sobre o assunto.

O que é a estratégia omnichannel?

O termo pouco conhecido, omnichannel, significa uma grande mudança nos padrões de consumo na sociedade moderna. Antigamente, para comprar um produto era preciso ir de loja em loja até achar o item desejado ou o melhor custo-benefício. Agora, o consumidor continua a mesma busca, no entanto, de uma forma diferente, ela é feita através da internet.

A estratégia omnichannel não busca somente integrar lojas online e físicas, e sim explorar e descobrir novas oportunidades graças ao mundo digital. Alguns dos canais usados pela estratégia omnichannel são:

  • Blogs;
  • Sites;
  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Aplicativos de mensagem.

Entre outras.

Todas essas formas são maneiras de atender melhor e mais rapidamente. Por isso, as farmácias precisam se preparar para essa nova tendência, já que os clientes estão buscando novos canais para descobrir, recomendar e até trocar experiências.

A estratégia omnichannel entra para otimizar a presença da sua farmácia em todos esses ambientes de vendas.

Como preparar a farmácia para o varejo omnichannel?

A busca por multicanais de atendimento não é tão simples quando falamos em medicamentos. Então, como atuar diante de remédios com prescrição médica? Ou como fazer para garantir que um produto não seja desviado?

Essas e outras questões precisam ser analisadas antes de se integrar ao universo de multicanais. O processo de integração de uma loja física e online está começando a ser desbravado pelas grandes redes. É preciso que algumas grandes empresas façam seus testes para que o consumidor possa confiar na estratégia de farmácia omnichannel, para que outras redes possam oferecer esse tipo de serviço posteriormente.

Uma das farmácias que já adotou o atendimento de farmácia omnichannel é a Drogaria Onofre, que nos últimos dias lançou uma plataforma de e-commerce. Com essa implantação de uma plataforma de varejo farmacêutico, a empresa busca melhorar o atendimento e a experiência de navegação de acordo com cada cliente.

Outra empresa que já está aderindo à farmácia omnichannel é o grupo de drogarias DPSP (Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo). A farmácia começou a usar um marketplace e tem aumentado constantemente o número de produtos disponíveis para seus clientes.

No entanto, um bom trabalho precisa conciliar a estratégia omnichannel com as visitas às lojas. Por isso, é preciso buscar diferenciação e novas oportunidades atrativas para que o consumidor continue visitando a loja. A farmácia omnichannel precisa ser parte dos multicanais de vendas da farmácia.

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