Blog

Estudo revela o número de farmácias ativas no Brasil

Segundo estudos da empresa IQVIA, entre dezembro de 2018 e novembro de 2019, existem cerca de 90.000 farmácias no Brasil que funcionam ativamente. Esse estudo mostra que existe um ponto de venda para cada 2.700 habitantes.

Esses dados mostram que o mercado no país segue em expansão. Esse aumento influencia diretamente a economia, pois quando há mais farmácias também há mais prédios, clínicas e hospitais por perto. Continue lendo este post até o seu final e conheça os impactos da alta demanda no país.

As farmácias pelo mundo

Os resultados desse estudo também revelam que o Brasil possui números bem próximos dos países europeus. Na França, por exemplo, existe uma farmácia para cada 2.900 moradores, já na Rússia podemos encontrar uma para cada 2.800 habitantes. Nas américas, os números seguem mais altos, a argentina possui uma para cada 3.200 habitantes e o México uma para cada 3.000.

Entretanto, para outros países a situação é bem diferente da que vimos por aqui. O Estados Unidos têm cerca de 60.000 farmácias, uma para cada 6.000 habitantes. Entre os países com menor acesso a farmácias, a China está no topo da lista com uma farmácia para cada 3 milhões de pessoas e a Índia fica logo atrás com uma farmácia para cada 2 milhões de habitantes.

Para nós, esse cenário é promissor, já que a tendência é que as vendas de medicamentos aumentem entre 5% e 8% até 2022. Com esse crescimento o Brasil deve ocupar o quinto lugar no mercado farmacêutico do mundo.

De acordo com os estudos, políticas do governo foram fatores essenciais para esse crescimento. Os remédios genéricos ainda são o principal motor do mercado e seu aumento anual beira os 12,6%.

Como se diferenciar no mercado farmacêutico?

Como vimos, o mercado farmacêutico é promissor e segue em crescimento pelos próximos anos. No entanto, esse cenário pode aumentar a concorrência já que o mercado segue em alta.

Sendo assim, é importante que você busque meios e alternativas para se destacar no mercado  e vencer a concorrência. Por isso, confira a seguir algumas estratégias inovadoras para se diferenciar no mercado.

Para se destacar no mercado farmacêutico, vencer a concorrência e ter sucesso nos negócios é preciso um planejamento focado na diferenciação. Um ponto importante é focar na qualidade de seus serviços e produtos oferecidos aos seus clientes.

Outro item importante para se destacar no mercado é aproveitar a gestão farmacêutica para estar sempre um passo à frente da concorrência. Além disso, você deve acompanhar as ações criadas por outras farmácias, no entanto, sem exageros para não deixar o seu próprio negócio de lado. Entre outras medidas que você pode adotar estão:

  • Buscar conhecimento e novidade do setor;
  • Investir em equipamentos, processos e sistemas;
  • Aplicar treinamentos a sua equipe constantemente.

A constante busca por melhorias ajuda o gestor a criar soluções rápidas e eficientes. Com a sua empresa e funcionários alinhados aos mesmos objetivos, é possível chegar aos melhores resultados e finalmente se destacar no mercado.

Quer saber mais sobre as farmácias no Brasil? Então, assine a nossa newsletter.