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Coronavírus na farmácia: Pandemia já tem impacto nas vendas do varejo

A pandemia de coronavírus em andamento vem afetando todos os setores de nossas vidas, desde os lugares que podemos ir, a maneira como fazemos o uso do nosso tempo, as prioridades que temos e até mesmo a forma como gastamos o nosso dinheiro. Com isso, o impacto do coronavírus na farmácia já é visível.

Inicialmente, as farmácias viram um aumento nas vendas por causa do coronavírus, entretanto essas vendas começaram a se limitar em produtos essenciais. Devido a isso, o setor de beleza, que em algumas farmácias era o carro chefe, agora segue em queda.

Continue lendo este post para entender esse impacto e descobrir quais medidas você pode adotar para contornar esse problema.

Impactos do coronavírus na farmácia

O mercado farmacêutico engloba farmácias, drogarias, consumer health, telemedicina, entre outros. Todos esses setores estão sendo impactados com o coronavírus. Após a febre das compras para abastecimento de estoque, nos primeiros dias de quarentena, muitas farmácias passaram a ter um menor fluxo de clientes. 

Sendo assim, diversos impactos já são sentidos pelo setor farmacêutico como, por exemplo, a escassez de máscaras de proteção, álcoois em gel e diversos medicamentos para autoconsumo, como remédios para gripes e resfriados.

Além disso, todos os recursos estão sendo redirecionados para o tratamento do vírus. Um exemplo é a liberação temporária de telemedicina no Brasil e a venda de álcool em gel  a preço de custo. Veja agora algumas medidas para enfrentar esse problema.

Ter o produto certo no momento certo

As empresas que prezam pela credibilidade saem na frente das demais. Por isso, entregar o produto certo, na hora certa e no lugar certo é uma das maneiras de se destacar e manter suas vendas durante a crise.

Além disso, use a gestão de estoque como parte essencial da sua venda. Evite excessos de produtos que não vendem tanto.

Use dados do mercado para tomar decisões

O mundo está cada dia mais conectado e, principalmente agora, isso gera diariamente um grande fluxo de dados que precisam ser coletados, tratados e interpretados pelas empresas.

Sendo assim, outra forma de contornar o coronavírus na farmácia é reunir e analisar dados que podem ser fundamentais para o seu negócio. Esses dados podem identificar o comportamento dos consumidores, seus desejos de compra nesse período e até prever novas demandas.

Dessa forma, a sua farmácia pode aproveitar essa análise para definir quais ações realizar, ou quais decisões precisam ser tomadas nesse momento.

Cross merchandising

O cross merchandising é a prática de expor produtos de categorias diferentes lado a lado com intuito de aumentar vendas.

No começo pode parecer estranho, mas veja as grandes redes varejistas e como elas fazem isso o tempo todo. A escolha dos produtos não é aleatória, você deve usar produtos que se completem, nem que seja só na cabeça do cliente.

Saber usar essa comunicação de categoria no meio de outra, como o álcool em gel no corredor de sabonetes líquidos pode ser uma forma de vender mais aquele produto.

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