Blog

ANVISA libera a venda de máscaras de tecido em farmácias

As máscaras de tecido em farmácias foram liberadas pela ANVISA a fim de garantir que a população tenha maior acesso aos métodos de proteção no combate ao COVID-19. Além disso, a medida visa garantir que o sistema de saúde não fique desfalcado com a ausência das máscaras profissionais.

No entanto, para utilizar as máscaras de tecido disponibilizadas em farmácias, é preciso tomar algumas precauções e ter uma atenção um pouco maior em relação à utilização. Acompanhe o artigo e descubra maiores informações!

Máscara de algodão

Para a máscara de tecido ser utilizada, é preciso que ela seja feita com algodão e que possua as medidas corretas para cobrir o rosto de forma correta. Para garantir que as medidas estejam certas, basta observar alguns pontos:

  • Boca e nariz cobertos;

  • Ausência de espaço nas laterais;

  • Confortável e que se molde facilmente ao rosto.

Além do algodão, outro tecido que pode ser utilizado para garantir tais características é o Cotton ou o TNT. Ainda assim, o TNT pode apresentar alguns espaçamentos e fazer com que a máscara não garanta a proteção necessária.

A máscara precisa ser trocada a cada duas horas, além de precisar ser feita com um tecido adequado para a utilização, a fim de evitar alergias. O poliéster puro e demais tecidos sintéticos, podem ser prejudiciais.

Máscaras de tecido em farmácias

Nas farmácias, as máscaras de tecido são disponibilizadas para toda a população. Além disso, é o local mais adequado e seguro para realizar a aquisição. Isso porque as farmácias sempre atendem dentro das leis e sabem como comercializar um produto seguro e que agregará valor para a população.

Além disso, a aquisição das máscaras de tecido em farmácias é uma ótima forma de receber orientações sobre a utilização correta e também garantir a compra segura e legal do produto. 

Higienização

Com a pandemia, é preciso estar atento aos mais simples detalhes de higiene. Isso significa que a máscara de tecido necessita de cuidados. Além disso, para garantir a saúde do indivíduo, é indicada a aquisição de três a quatro máscaras e sempre higienizá-las com água e sabão.

A água sanitária é também um componente que pode ser utilizada para limpar a máscara, já que também possui um efeito mais forte e eficaz. Importante frisar que a secagem da máscara também deve ser feita ao ar livre e preferencialmente no sol.

Além disso, a máscara é um acessório de uso pessoal e deve ser usada por no máximo duas horas. Em seguida, o indicado é colocá-la em um saco plástico e em casa realizar a lavagem. 

Dicas adicionais

Para colocar a máscara de tecido, é preciso higienizar as mãos com álcool ou água e sabão. Em seguida, não mexa na máscara e segure apenas pelas tiras para retirar ou colocar. As máscaras de tecido em farmácias podem ser adquiridas já com a quantidade indicada para utilização.

Assine nossa newsletter para ficar informado sobre este e outros assuntos!

 

Fonte:

- https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/06/anvisa-libera-venda-de-mascaras-de-tecidos-em-farmacias-e-drogarias
- https://www.ictq.com.br/varejo-farmaceutico/1618-anvisa-autoriza-a-venda-de-mascara-de-tecido-em-farmacias
- http://portal.anvisa.gov.br/web/guest/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/farmacias-e-drogarias-podem-vender-mascaras-de-tecido/219201