Blog

Você sabe como aplicar a humanização no atendimento em sua farmácia?

A humanização no atendimento tem como foco o acolhimento e o cuidado para o consumidor. Isso tudo engloba desde o momento em que o cliente entra na farmácia, até o momento em que a compra é finalizada. 

Em suma, a humanização no atendimento se refere ao respeito mútuo entre o profissional e o cidadão. Dessa forma, realiza-se um atendimento empata e compreensível, sempre buscando entender a dor do consumidor e oferecer muito além de mercadorias, mas também soluções. Para isso, confira dicas de como implementar humanização no atendimento da farmácia.

O processo inicia no interior da empresa

Isso significa que o atendimento ao consumidor é um reflexo de como a equipe pode estar trabalhando. Por isso, para prestar o atendimento humanizado da melhor forma possível, buscando implementar a humanização primeiramente no tratamento entre os funcionários.

Dessa forma, todos entrarão no ritmo e entenderão a importância de possuir na convivência e atendimento ao cliente características como:

  • Calma;

  • Paciência;

  • Empatia;

  • Respeito;

  • Sensibilidade.

Afinal, a humanização no atendimento ocorre quando há ética profissional e acolhimento. É possível reunir todas as características citadas e assim manter um ótimo comportamento profissional e adequado ao ambiente.

Sinceridade e transparência

Mostre ao cliente que a dor e o problema dele são compreendidos. Manter sempre a sinceridade e a transparência é fundamental para aplicar um atendimento humanizado em farmácias. Dessa forma, pode ser que o consumidor adentre o estabelecimento procurando um produto, mas por conta da sinceridade e transparência do atendente, acabe levando outro que será muito melhor.

Isso faz com que o indivíduo veja que está sendo de fato ouvido e ajudado, já que o colaborador consegue conversar e trocar ideias válidas sobre a aquisição de produtos.

Lembre-se do cliente

A memória é algo que realmente ajuda na humanização do atendimento. Ou seja, converse com o cliente, guarde o máximo de informações possíveis e mostre que se lembra dele. Lembrar o nome do consumidor ou alguma característica do dia em que ele esteve no estabelecimento, fará com que se sinta querido e desejado no local.

Essa estratégia colabora muito para fazer com que todos os clientes se sintam em casa, felizes e seguros de estar onde estão.

Humanização no atendimento durante a pandemia do Covid-19

O distanciamento social é algo que realmente abalou as estruturas do mundo inteiro em diversos aspectos devido a pandemia do novo coronavírus. Para as empresas que praticam o atendimento humanizado, o distanciamento e utilização da máscara são medidas que, apesar de necessárias para a proteção na farmácia, atrapalham muito durante o atendimento.

No entanto, ainda assim é possível tratar o cliente de forma humanizada, próxima e agregar diferencial, mesmo que ele não esteja vendo completamente o seu rosto. Para isso, algumas dicas podem ajudar:

  • Procure olhar sempre nos olhos;

  • Tenha certeza de que está olhando para o consumidor com alegria;

  • Mantenha a distância recomendada, mas não abra mão do bom atendimento;

  • Tente falar de maneira clara e calma.

Dessa forma, a humanização no atendimento continuará mesmo em períodos como o de distanciamento social.

 

Fonte:

- https://www.farmarcas.com.br/excelencia-e-humanizacao-no-atendimento-farmaceutico-mesmo-em-tempos-de-distanciamento-social/
- http://www.iberoquimica.com.br/blog/atendimento-humanizado/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20um%20atendimento%20humanizado%3F&text=A%20humaniza%C3%A7%C3%A3o%20na%20hora%20do,o%20cliente%20entra%20na%20farm%C3%A1cia
- https://guiadafarmacia.com.br/materia/a-humanizacao-do-varejo-farma/ 
- http://www.gam.com.br/atendimento-humanizado/