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Como o checkout em farmácias pode ajudá-lo a vender mais?

O checkout em farmácias é uma estratégia extremamente necessária e abordada em diversas unidades. Essa é uma ótima forma de desobstruir o estoque de seu estabelecimento e gerar mais vendas

Infelizmente, ainda existem diversos estabelecimentos que evitam adotar esse tipo de estratégia, seja por não conhecer ou simplesmente por achar ineficaz. Para entender a importância do checkout e como ele funciona, acompanhe este artigo!

Checkout em farmácias

Explicando melhor, o checkout é o espaço de saída da loja. Ou seja, é o local onde todos os caixas estão dispostos à espera do consumidor para que ele realize o pagamento de suas compras. No entanto, o checkout em farmácias possui gôndolas com produtos que podem ser comprados por impulso.

Esses produtos podem ser os mais variados, como por exemplo:

  • Protetor solar;

  • Unhas postiças;

  • Pinças;

  • Amarrador de cabelo;

  • Gloss labial ou manteiga para lábios.

Nos estudos conduzidos pelo SPC, foi mostrado que 60% dos consumidores realizam compras por impulso justamente através do checkout em farmácias. Em aproximadamente 22% das decisões tomadas de última hora, o cliente já sabia que iria precisar daquele produto ou que ele estava em falta, mas só lembrou-se dele na hora que o viu no checkout.

Aparência

Após entender a importância e o impacto que o checkout pode causar, é possível chegar a conclusão de que ele é uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio. No entanto, essa parte do estabelecimento também precisa estar organizada e visualmente bonita.

Mesmo que sejam produtos variados e que muitas vezes são dispostos neste local justamente por não ter uma boa saída, ainda assim precisam estar organizados de uma forma que o cliente sinta vontade de comprá-los.

Por isso, procure sempre dispôr todos os produtos de uma forma interessante e diferente, seja por degradê de cores, tipos de produto, tipos de pele, preços, descontos, etc. As possibilidades são infinitas e basta usar a criatividade.

Ausência de gôndolas. O que fazer?

Em locais onde não há gôndolas disponíveis, é possível separar até mesmo um espaço do caixa para colocar pequenos expositores. O importante é que, além de organizados, eles estejam na vista do consumidor.

Potes visualmente bonitos de acrílico ou um expositor atrás dos operadores de caixa podem ser métodos eficazes de chamar atenção nos casos onde não há a opção de gôndolas.

O que colocar no checkout?

Procure sempre por produtos simples e com baixo preço. A intenção é que o cliente compre por impulso, mas sem necessariamente desembolsar uma grande quantidade de dinheiro. Esmaltes, barrinhas de cereal, protetores labiais, etc.

Uma ótima dica é sempre organizar o checkout em farmácias a partir da época do ano. Em época de dia das mães, por exemplo, é possível rechear o checkout com produtos femininos. O mesmo pode ser feito para o dia dos pais, natal, páscoa, etc.

Portanto, o checkout em farmácias pode ser muito importante para elevar as vendas.

 

Fonte:

- http://www.gam.com.br/a-importancia-do-checkout-em-farmacias/
- https://guiadafarmacia.com.br/materia/a-importancia-do-checkout-na-farmacia/
- https://guiadafarmacia.com.br/quais-os-produtos-permitidos-no-checkout-da-farmacia/