Blog

Veja como o gerenciamento por categoria pode aperfeiçoar sua farmácia

Adotar o gerenciamento por categoria nas farmácias pode ser uma ótima estratégia para expor produtos de maneira que eles chamem atenção do consumidor. Afinal, as prateleiras também servem como uma vitrine, o que torna o gerenciamento por categoria na farmácia ainda mais efetivo.

O que é o gerenciamento por categoria?

Com os novos comportamentos que os consumidores estão apresentando, é muito importante que as empresas, principalmente as farmácias, estejam aptas para atender às novas exigências. De forma geral, uma enorme quantidade de estabelecimentos farmacêuticos ainda mantém seus medicamentos atrás do balcão.

Porém, é de suma importância entender que esses produtos possuem grande valor ao consumidor e que muitas vezes são desejados de uma forma rápida, sem a necessidade de aguardar por atendimento de fato.

Logo, o gerenciamento por categoria nas farmácias também é uma ótima forma de aumentar o índice de vendas e garantir maior nível de satisfação do consumidor, principalmente em épocas em que os clientes se mostram cada vez mais independentes.

Benefícios do gerenciamento por categoria na farmácia

O gerenciamento de categoria na farmácia é uma grande e eficiente forma de praticar a otimização de investimentos, estoque, despesas, marketing e publicidade do local. Até mesmo porque, se alia de forma diferenciada com as necessidades financeiras e operacionais do cliente.

Em geral, os benefícios mais frequentemente notados por quem pratica o gerenciamento por categoria na farmácia, são:

●      Experiência leve e positiva para o consumidor;

●      Melhor estruturação;

●      Equilíbrio visual;

●      Maior venda para produtos de difícil saída;

●      Agilidade e praticidade no atendimento.

Além disso, para o empreendedor, essa estratégia oferece uma ótima redução de custos, já que torna possível fazer um levantamento mais claro e limpo sobre os produtos que possuem melhor saída no local.

Como aplicar

Mesmo que pareça simples, é muito importante seguir algumas dicas com muita atenção para somente depois aplicar o gerenciamento por categoria na farmácia. Mesmo que ele facilite o acesso aos clientes, é preciso observar se o mobiliário da farmácia terá estrutura para essa estratégia.

Como os produtos são organizados de maneiras diferenciadas, é válido ter um ambiente que facilite na exposição estratégica dos produtos. Uma das melhores dicas de aplicação é separar os medicamentos por sintoma.

Não somente nos medicamentos, mas como também na perfumaria, é indispensável separar os produtos por categorias. Dessa maneira, o consumidor conseguirá ter autonomia para encontrar aquilo que precisa.

Em seguida, uma sinalização adequada pode complementar o gerenciamento por categoria na farmácia. Para isso, é preciso entender a demanda da loja e conhecer bem o perfil dominante de clientes que frequentam o local.

Em suma, o gerenciamento por categoria na farmácia não é de difícil aplicação, mas é necessário observar o local e ver quais os pontos mais carentes de atenção. Dessa maneira, é possível entender quais os pontos fracos e fortes do local e, dessa forma, conseguir adaptar a estratégia a fim de manter o ambiente agradável a todos.

Conheça mais sobre a Teuto!

 

Fonte:

https://www.farmarcas.com.br/9-dicas-sobre-gerenciamento-por-categoria-para-aumentar-as-suas-vendas/
http://videbula.far.br/gerenciamento-por-categoria-para-farmacias/