Blog

Gestor farmacêutico: Entenda o que faz e a importância desse profissional

O gestor farmacêutico é um profissional que vem ganhando cada dia mais destaque e reconhecimento dentro do segmento fármaco. Com imensas responsabilidades, senso de ética e organização, o perfil desse profissional exige uma alta capacidade de liderança e ponderação.

Dessa maneira, com muitas outras características dessa profissão, vem despertando a curiosidade de quem tem grande interesse pelo assunto. Logo, a procura por mais informações sobre o farmacêutico gestor é crescente nos últimos tempos. Confira!

O que é o gestor farmacêutico?

É um profissional farmacêutico que atua na gestão da empresa. Por mais que isso pareça estranho, é perfeitamente possível. De fato, muitas pessoas possuem a ideia de que o farmacêutico fica somente na bancada do laboratório elaborando medicamentos e monitorando a medicação hospitalar.

Entretanto, muito além de bancadas, indústria farmacêutica ou balcão de farmácia, esse profissional pode possuir outras competências, como ser gestor de uma empresa, por exemplo.

Logicamente, a partir do momento em que é necessário gerir qualquer coisa, a responsabilidade triplica de tamanho. Porém, é inegável afirmar que a ideia de um farmacêutico gestor é uma das melhores escolhas para gerir um âmbito de saúde.

Isso porque esses profissionais possuem uma ótima capacidade para pensar além, demonstrar conhecimento e opinar com base em um aprofundado conhecimento. Ademais, também precisam, de fato, de aptidões estratégicas e visão de mercado para saber o que argumentar na gestão.

O que faz o gestor farmacêutico?

Esse profissional, quando sobe ao cargo de farmacêutico gestor, é o responsável por agir dentro do que as legislações vigentes exigem. Isso, logicamente, de acordo com o local e negócio que está coordenando.

Muito além disso, ele também é responsável por grande parte do marketing utilizado na empresa e, inclusive, garantir a satisfação plena de todos os consumidores que por ali passam. Dessa maneira, precisam formar uma equipe ética e de alta performance para possibilitar que todos os objetivos sejam atingidos.

Outra questão na qual o profissional gestor farmacêutico atua é em relação ao financeiro. Isso significa que ele precisa dominar as transações orçamentárias e estar sempre muito atento aos lucros, prejuízos, logística, qualidade e demais aspectos da empresa.

Em suma, ele faz aquilo que um gestor de respeito precisa fazer: garantir que cada processo seja realizado da melhor forma possível, bem como prezar o cumprimento das Boas Práticas de Manipulação.

Mercado de trabalho e salário

Existem alguns atrativos em relação ao cargo de farmacêutico gestor. Afinal, esse profissional pode chegar a ganhar mais de R$ 4 mil por mês. Isso, obviamente, depende de uma empresa para outra.

De qualquer maneira, o mercado de trabalho é abundante, já que muitos estabelecimentos priorizam o profissional que possui o devido conhecimento na função, assim como o gestor farmacêutico. Logo, o farmacêutico gestor precisa possuir os seguintes requisitos:

●      Visão de mercado;

●      Pleno conhecimento sobre a sua função;

●      Estar atento às novidades do mercado;

●      Visão analítica;

●      Decisões ágeis.

Esta foi a nossa seleção com as principais informações sobre a atuação do gestor farmacêutico. Como você pôde perceber, esse profissional pode potencializar ainda mais a qualidade dos serviços do seu estabelecimento. Para continuar se atualizando sobre outros temas semelhantes, clique aqui e acesse o nosso blog!

 

Fonte:

https://inscricaoucb.catolica.edu.br/blog/o-que-faz-um-farmaceutico-gestor#:~:text=O%20Farmac%C3%AAutico%20Gestor%20pode%20atuar,drogarias%20e%20farm%C3%A1cias%20de%20manipula%C3%A7%C3%A3o
https://www.vagas.com.br/cargo/gestor-farmaceutico