Blog

Visão sistêmica e linear: Como elas afetam a gestão de sua farmácia?

Impulsionar o resultado de uma farmácia é algo que um líder deve saber fazer. Afinal, o mercado e as formas de liderar se reinventam a cada dia e, por isso, é necessário estar muito atento às tendências de liderança e como elas afetam o rendimento do seu negócio. A visão sistêmica e linear, em primeira instância, são duas coisas que merecem atenção.

Afinal, sabendo aplicá-las, é possível ter ótimos resultados em um tempo recorde. Porém, é necessário deixar as preocupações de lado e se dedicar de fato a aprender a visão sistêmica e linear. Com isso, torna-se possível garantir ótimos resultados e fazer com que a farmácia se torna referência dentro do seu segmento de atuação.

Interessou-se pelo assunto? Portanto, continue acompanhando este post e saiba mais!

Por que a preocupação afeta?

É comum encontrar gestores e comerciantes que se incomodam de forma profunda com a concorrência. A abertura de uma nova farmácia, promoções relâmpagos, imitar as estratégias do concorrente e demais aspectos denunciam uma forma de liderar extremamente ineficaz e que pouco tem a ver com a visão sistêmica e linear.

Em geral, é muito importante ter o foco voltado em garantir a melhoria do negócio e da equipe. Além disso, o varejo farmacêutico é algo muito popular, o que faz com que os concorrentes não se tornem tão ameaçadores assim se você está no caminho correto e sabendo como aplicar a visão sistêmica e linear.

O que a visão sistêmica e linear?

A visão sistêmica e linear não nega a racionalidade científica, porém, ela acredita que nem sempre ela pode oferecer parâmetros confiáveis o suficiente para que ocorra o desenvolvimento humano e o universo material.

Basicamente, a visão sistêmica e linear exige que o gestor consiga pensar fora do paradigma tradicional e adotar métodos inovadores e possíveis de garantir sucesso dentro do seu ramo de atuação.

Logo, significa que preocupar-se com o concorrente, jogar sujo ou simplesmente fazer uma promoção relâmpago não são métodos eficazes. Em suma, a visão sistêmica é consistente com a habilidade de compreender os sistemas de acordo com sua abordagem. Assim, identificam e conhecem o todo de uma forma que permite uma análise do mesmo.

Já a visão linear significa que o foco está em enxergar tudo em linha reta, sem caminhos ou meios alternativos para atingir tal objetivo. Para alcançar o sucesso, é preciso saber trabalhar e equilibrar a visão linear e sistêmica.

Como implementar na farmácia?

Para fazer com haja equilíbrio na visão sistêmica e linear, é necessário implementar alguns passos que podem fazer toda a diferença:

●      Mantenha o foco no seu negócio;

●      Não se preocupe com os concorrentes;

●      Pense de maneira líder;

●      Treine sua equipe;

●      Ouça sugestões e opiniões.

Dessa maneira, é possível garantir o efeito desejado e  —  sem pressão, pensamento e visão unicamente linear  — é possível equilibrar a visão sistêmica e linear para garantir estratégias extremamente inteligentes e que colaboram para o crescimento contínuo da empresa e da equipe como um todo.

Acesse o blog para mais conteúdos!

 

Fonte:

https://www.farmarcas.com.br/como-a-visao-sistemica-impulsiona-os-resultados-da-farmacia/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pensamento_sist%C3%AAmico