Blog

Entenda o papel dos rótulos e das embalagens na segurança dos medicamentos

O rótulo na segurança dos medicamentos, desempenha um importante papel. Muito mais do que somente garantir as informações necessárias, também mantém o consumidor devidamente atento e informado sobre tudo o que ele contém.

Assim como em estabelecimentos alimentícios, é muito importante garantir que os produtos possuam todas as informações necessárias para que sejam comercializados da forma correta. Logo, o mesmo ocorre com os remédios disponíveis para venda. Saiba mais sobre o assunto!

Regras de rotulagem

Segundo a Anvisa, as regras para rotulagem de medicamentos é algo indispensável para garantir a qualidade dos mesmos, bem como a segurança de quem consome e comercializa. De maneira geral, é muito importante ter rótulos que sejam de melhor e mais claro entendimento para a sociedade.

Com isso, foi publicado no dia 22 de dezembro de 2009, as mais novas regras em relação ao rótulo na segurança dos medicamentos. Em suma, espera-se que todas as informações presentes nos remédios, permitam ser possível:

●      Identificar de maneira clara os medicamentos;

●      Indicar o armazenamento correto do produto;

●      Rastreamento da fabricação e do vencimento;

●      Orientações claras e específicas de uso.

Além disso, também é necessário conter advertências claras e entendíveis para que os grupos de diabéticos, celíacos, alérgicos, entre outros, sejam devidamente avisados sobre alguma contra indicação, caso exista.

É importante ressaltar, inclusive, que dentre todas as novidades que foram devidamente introduzidas, está a obrigação de apresentar o nome do medicamento em Braille. Isso evitará grandes problemas e transtornos para deficientes visuais.

As letras em Braille devem estar acessíveis e fáceis de encontrar na ambalagem. Ademais, há também a questão que envolve as informações presentes nas caixas e também cartuchos que terão que aparecer em tintas coloridas.

O que mudou?

Anteriormente, era possível notar que a impressão era realizada em baixo relevo ou alto relevo, mas de forma tão simples que se tornava praticamente impossível de identificá-los. Agora, isso é proibido de ser feito por algumas empresas do setor.

Também é importante frisar o fato de que todos os rótulos precisarão constar os cuidados e observações muito importantes. Entre eles, por exemplo, é necessário destacar os métodos de conservação alterados após o preparo dos medicamentos ou tempo de validade que reduz após a abertura.

A intenção é sempre manter o cidadão alerta e também o profissional da saúde sobre as mudanças que ocorrem.

Principais vantagens

Essas mudanças colaboram de grande forma para que haja maior segurança na compra e consumo dos medicamentos. Além de serem medidas mais inclusivas, também permitem que a margem de erros seja reduzida. Tudo isso colabora muito para o dia a dia do consumidor e também dos profissionais de saúde que precisam interagir com o público e medicamentos.

Conclusão

Há um enorme risco em consumir um medicamento inapropriado. Pior ainda, quando esse é um erro que pode ser facilmente evitado. Portanto, as regras impactam o rótulo na segurança dos medicamentos e, assim, colaboram para maior eficácia dos tratamentos e segurança na ingestão.

Acesse o blog do Espaço Farmacêutico e nos acompanhe nas redes sociais!

 

Fonte:

http://portal.anvisa.gov.br/regras-rotulagem
https://www.ismp-brasil.org/site/noticia/rotulagem-e-embalagem-de-medicamentos-com-foco-na-seguranca-do-paciente-e-tema-de-encontro-internacional/