Blog

Anvisa disponibiliza painel com dados de medicamentos para COVID-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) agora conta com um novo instrumento no combate a pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2): o painel de medicamentos para covid-19.

Trata-se de uma ferramenta com o objetivo de disponibilizar informações relativas à fabricação, à importação e à distribuição de medicamentos farmacêuticos utilizados em pacientes infectados pelo novo coronavírus de forma sistemática e transparente.

A medida foi promulgada através do Edital de Chamamento 08/20, e a coleta de seus dados teve início no dia 14/08.

Assim, como veremos em seguida, apontamos que o painel de medicamentos para covid-19 se configura como uma ferramenta com grandes potencialidades analíticas, ideais para gestores farmacêuticos dentro do cenário pandêmico.

Quais os benefícios do painel de medicamentos para covid-19?

Logo de imediato, é possível levantar questionamentos a respeito da real efetividade da criação do painel de medicamentos para covid-19 no combate à pandemia.

Encontramos a resposta a esse questionamento sobre o entendimento da ferramenta como uma solução para uma demanda logística: a compilação e sistematização das informações no formato de um banco de dados.

Bancos de dados são uma estrutura sistematizada de variáveis, geralmente numéricas, capazes de serem correlacionadas por analistas para fazer algum sentido e gerar informações.

Assim, podemos afirmar que a criação e manutenção de um banco de dados de qualidade é fundamental para a realização das mais diversas análises.

Essas informações também são de grande utilidade para os profissionais farmacêuticos que atuam na gestão das empresas, os  gestores farmacêuticos.

Uma base de dados sólida permite que esses gestores façam uma leitura apropriada do cenário do setor farmacêutico dentro do quadro pandêmico. Especificamente, permite uma análise mais aprofundada sobre a disponibilidade de certos fármacos no nível federal, estadual e municipal.

Como acessar o painel de medicamentos para covid-19 ?

As informações coletadas se encontram sistematizadas neste link.

Ao acessar o portal criado pelo órgão regulador, o usuário encontrará de imediato quatro outros links.

O primeiro deles é relativo à Fabricação e Estoque dos fármacos. Aqui encontramos de forma didática informações pertinentes à origem do remédio, o estoque e o total de unidades comercializadas.

O segundo diz respeito a vendas e distribuição de medicamentos empregados no novo coronavírus (Sars-CoV-2). Dentre os principais remédios observados, encontramos exemplos de anestésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares, entre outros.

Por fim, o painel conta com  um link para a listagem dos Medicamentos Registrados e outro para a Lista de Preços.

Logo de imediato, a dinamicidade do portal salta aos olhos de um potencial usuário. Contando com dados do Brasil inteiro, a plataforma do painel de medicamentos para covid-19 oferece uma grande profundidade analítica, permitindo a realização de consultas específicas sobre estados e cidades.

Todas essas informações se encontram disponíveis em uma apresentação gráfica de fácil entendimento. Nesse sentido, afirmamos que o painel de medicamentos para covid-19 é como uma plataforma que é tanto completa quanto interativa e que se configura como uma potente ferramenta no combate à doença.

Para continuar se atualizando sobre temas pertinentes ao mercado farmacêutico, siga-nos no Facebook clicando aqui!

 

Fonte:

https://www.espacofarmaceutico.com.br/index.php/blog/2020/08/03/gestor-farmaceutico-entenda-o-que-faz-e-a-importancia-desse-profissional
http://blog.coletum.com/organizar-dados-de-forma-estrategica/
https://www.conass.org.br/painel-mostra-dados-sobre-medicamentos-para-covid-19/
https://www.ictq.com.br/assuntos-regulatorios/2053-anvisa-cria-painel-com-dados-sobre-medicamentos-para-covid-19
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/painel-mostra-dados-sobre-medicamentos-para-covid-19
https://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-de-chamamento-publico-n-8-de-13-de-agosto-de-2020-272047947
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMzgyYTllNDgtNDAyYi00ZDVjLWI1NDgtOGI1ZTI4MzIwMmY1IiwidCI6ImI2N2FmMjNmLWMzZjMtNGQzNS04MGM3LWI3MDg1ZjVlZGQ4MSJ9&pageName=ReportSection255cb87f555de69e1841