Blog

Quais são os estados com o maior índice de comercialização de genéricos no Brasil?

Os medicamentos genéricos são muito comercializados em todos os estados da federação, sendo que alguns desses estados se destacam por terem a maior quantidade de vendas deste tipo de medicamento no país. A partir disso, a PróGenéricos realizou um levantamento completo e verificou quais os principais estados na comercialização de genéricos.

Medicamentos Genéricos

Os medicamentos genéricos agradam grande parte dos brasileiros por possuírem os mesmo elementos e princípios ativos dos chamados medicamentos de referência e, ao mesmo tempo, contam com uma faixa de preços bem mais justa para o bolso do consumidor.

Essa satisfação geral pelos genéricos faz com que mais pessoas migrem para este tipo de fármaco com o passar do tempo e, por consequência, ele tenha um volume de vendas cada vez maior.

Levantamento da PróGenéricos

A PróGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos) avaliou que houve um considerável aumento na comercialização de genéricos no terceiro trimestre do ano de 2020 em relação ao terceiro trimestre de 2019.

O registro total das comercializações totalizou 423 milhões de medicamentos vendidos em farmácias e drogarias que compõem o varejo farmacêutico. O crescimento mencionado foi de aproximadamente 11% no trimestre.

O aumento pode ter sido causado por uma série de fatores, sendo que é muito atribuído a pandemia do novo coronavírus, aos baixos valores praticados na venda de genéricos e principalmente a eficácia dos fármacos que é a mesma o até melhor que os medicamentos com a mesma fórmula produzida por laboratórios que fabricam remédios de referência e similares.

Dessa forma, foi feito um estudo mais aprofundado para descobrir quais são os estados que mais compram os remédios genéricos e qual o volume adquirido por eles. O estudo ajuda a identificar os estados que já estão utilizando este tipo de medicamento com regularidade e os que ainda não se adequaram ao uso. Veja no próximo tópico quais foram os resultados deste levantamento.

Resultados do levantamento

Atualmente, o estado de São Paulo figura em primeiro lugar em volume de vendas de medicamentos genéricos, sendo que o estado de Minas Gerais encontra-se logo em seguida em 2º lugar. O terceiro estado com mais vendas de medicamentos genéricos foi o Rio Grande do Sul.

Outros estados também contam com algum destaque, como é o caso da Bahia que ficou em 5º lugar com a comercialização de mais de 80 milhões deste tipo de fármaco. No final da lista figuram alguns estados com pouco volume de genéricos, como é o caso do estado de Alagoas, que ficou em 19º lugar.

Considerações Finais

Os medicamentos genéricos são muito importantes para que a população em geral possa usufruir de medicamentos fundamentais para a saúde, mesmo que não tenham um grande poder aquisitivo.

Esse pensamento é corroborado pela presidente da PróGenéricos: “De fato, os genéricos permitem que milhares de brasileiros consigam dar continuidades aos seus tratamentos com medicamentos seguros, eficazes e mais baratos”.

Dessa forma, fica claro que a comercialização de genéricos é extremamente benéfica para a sociedade e deve ser sempre motivada para que estados, além de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, aproveitem os benefícios de comprar este tipo de medicamento.

Gostou deste post? Para saber mais sobre diversos outros assuntos, curta a nossa página no Facebook!

 

Fonte:

https://www.progenericos.org.br/noticias/128/bahia-ocupa-5-lugar-em-comercializacao-de-medicamentos-genericos-no-pais
https://www.progenericos.org.br/noticias/129/alagoas-e-o-19-estado-em-vendas-de-remedios-genericos