Blog

Você já ouviu falar em Farmácia 5.0 e sabe o que significa?

A transformação digital foi acelerada por conta da pandemia do novo coronavírus e ela tem se refletido nos mais distintos setores e também na sociedade. Por mais que o próprio segmento não se reinvente, ele será forçado pelos demais que estabelecem uma rede de relações comerciais entre si.

Além disso, como a população está cada vez mais adepta aos novos recursos tecnológicos, para se manter competitivo no mercado, é de suma importância atender às novas expectativas e necessidades dos consumidores.

Uma das áreas que está reinventando-se durante a pandemia é o setor farmacêutico, o qual tem sido denominado pelos especialistas como farmácia 5.0.

No final de 2020, foi realizado o evento Farmácia na Era da Disrupção, o qual abordou a respeito da temática. Nesse sentido, caso você tenha se interessado pelo assunto, continue acompanhando este post, pois resumiremos para você os principais pontos destacados sobre o setor farmacêutico. Boa leitura!

O que é farmácia 5.0?

De acordo com o médico e professor pela Universidade de São Paulo (USP), Chao Lung Wen, o conceito de farmácia 5.0 é influenciado pela noção de sociedade 5.0 que surgiu no Japão em 2016 devido à ideia de IV Revolução Industrial, a qual foi criada em 2011 no Fórum Econômico Mundial.

No Japão, ao perceberem a força da transformação digital no dia a dia da população, refletiram sobre como essas mudanças também transformavam a sociedade, criando-se o conceito de sociedade 5.0.

Nesse sentido, a farmácia 5.0 corresponde ao novo modelo de estabelecimento, o qual adota a transformação digital em seu cotidiano de trabalho e está mais apto a atender às novas exigências do mercado consumidor.

Perspectivas de avanços

Segundo Chao, a pandemia nos ensinou que os hospitais nem sempre são os locais mais seguros para procurarmos ajuda e prevê que, no futuro, o conceito de saúde distribuída será parte do nosso cotidiano. Atualmente, o setor de home care cresceu 22,8% no Brasil de 2018 a 2019.

Dentro dessa perspectiva, as próprias residências serão inteligentes com saúde conectada e as farmácias funcionarão como micro-hub regional de saúde, o qual estará interligado aos hospitais e à nuvem cognitiva da saúde, a qual é composta por salas cofres digitais, logística de saúde, inteligência digital e canal de saúde.

Atualmente, já há o Pill Pack, que é uma farmácia online norte-americana, subsidiada pela Amazon, que realiza serviços de entrega de medicamentos ordenados conforme o dia e a hora de serem ministrados.

Desse modo, a farmácia 5.0 passa a não ser apenas um estabelecimento comercial, mas a agregar valor ao cliente por meio da tecnologia aliada a maior humanização do atendimento.

Conclusão

Como você pôde perceber por meio da leitura, a transformação digital foi aprofundada devido à Covid-19 e essa mudança atingiu diversos segmentos na sociedade. Assim sendo, é imprescindível se adequar às novas transformações e estar preparado para as futuras, de modo a manter-se competitivo no mercado e oferecer o que há de melhor para o público consumidor.

Caso você deseje receber mais notícias como essa e manter-se atualizado sobre os avanços da farmácia 5.0, siga-nos no Facebook e tenha ao seu dispor, diversas informações sobre o setor farmacêutico.

 

Fonte:

https://www.cff.org.br/noticia.php?id=6143&titulo=Sa%C3%BAde+do+futuro%3A+especialistas+j%C3%A1+falam+em+Farm%C3%A1cia+5.0
https://www.youtube.com/watch?v=ObzHDf0VuGs