Blog

Conheça a importância dos cuidados farmacêuticos em lares para idosos

O uso de medicamentos na terceira idade é muito recorrente. Alguns idosos acabam desenvolvendo doenças crônicas que exigem o uso contínuo de remédios no dia a dia e outros são utilizados para manter a qualidade de vida durante o envelhecimento. Não podemos negar que os cuidados farmacêuticos em lares para idosos é de suma importância para auxiliarem e orientarem a medicação nessa faixa etária.

Com a falta de cuidados farmacêuticos, a utilização dos medicamentos pode acabar sendo inadequada por conta de esquecimento por perda de memória e também de falta de atenção, que pode incidir no atraso do horário correto e até mesmo na automedicação.

Já imaginou se não há controle algum dos medicamentos para cada paciente? Uma pessoa irá repassar um ‘remedinho’ que recebeu para outra pessoa e isso pode ser um ato muito grave! A automedicação pode agravar a saúde do paciente, mascarar ou atrasar o diagnóstico de uma condição ou doença e até mesmo provocar intoxicação.

Além do que, muitos pacientes nem mencionam durante a consulta médica que se automedicaram, por isso tais cuidados são muito significativos.

Profissionais ajudam a garantir o uso correto de medicamentos nas instituições

Os profissionais têm a responsabilidade de garantir o uso correto de remédios em lares para idosos. Veja abaixo quais são os cuidados que não podem faltar:

-        cada idoso terá um cuidado farmacêutico individual, possuindo um responsável pelos seus medicamentos;

-        os remédios terão o nome do respectivo paciente;

-        eles serão entregues nos devidos horários, seja a cada uma hora, algumas vezes por dia ou em 24 horas;

-        será controlado também o seu uso para que não seja nem em excesso e nem em carência;

-        o controle e registro de uso dos medicamentos também devem ser mantidos, especialmente para os casos de troca de plantão entre os profissionais;

-        os profissionais estarão sempre à disposição para dar orientações e sanar toda e qualquer dúvida que possa surgir.

Os cuidados farmacêuticos em lares para idosos são imprescindíveis

Você sabia que alguns profissionais afirmam que se sentem bem quando estão cuidando de seus pacientes, sentindo carinho através do seu trabalho?

Muitos idosos chegam ao lar com a saúde debilitada e o uso do medicamento de forma adequada irá ajudá-lo dia após dia. Muitos deles alegam sentir falta de uma companhia ou da sua família que pode ser ausente. Por estarem sozinhos, o momento de interação com os profissionais pode ser motivo para uma conversa, reduzindo o sentimento de solidão.

Conclusão

É muito comum que a automedicação ocorra e ela pode gerar consequências gravíssimas para a saúde do paciente. Daí a importância de poder contar com os profissionais de saúde para intervir em relação aos medicamentos, garantindo a quantidade correta, os horários, as precauções quanto ao uso indevido, além de estarem à disposição para sanar as dúvidas.

Os cuidados farmacêuticos em lares para idosos são essenciais para auxiliar na qualidade de vida dessa faixa etária e é fundamental que esse acompanhamento seja realizado nestes locais.

Assine a nossa newsletter para se inteirar de todas as informações!

 

Fonte:

https://www.cff.org.br/noticia.php?id=6154&titulo=Cuidado+farmac%C3%AAutico+faz+a+diferen%C3%A7a+em+institui%C3%A7%C3%B5es+para+idosos