Blog

Mesmo após a vacinação, sintomas da covid longa podem aparecer

De acordo com o estudo publicado na revista científica Nature Medicine, as pessoas diagnosticadas com covid-19 podem apresentar sintomas derivados da doença mesmo após serem vacinadas. 

Os pesquisadores analisaram registros de saúde de veteranos de guerra antes do pico da variante ômicron, entre janeiro e dezembro. A partir disso, os cientistas olharam para dados de 34 mil veteranos (homens e mulheres) que tiveram infecções mesmo após receberem uma dose da vacina da Janssen ou duas doses da Moderna ou da Pfizer, e descobriram que essas infecções breakthrough (do inglês, invasiva) e os sintomas da covid longa foram mais comuns entre aquelas pessoas que receberam a vacina de dose única.

De acordo com a publicação, pessoas vacinadas que tiveram infecções breakthrough, quando comparadas com quem nunca registrou um teste positivo para covid-19, apresentaram um risco maior de desenvolverem sintomas associados à covid longa, como distúrbios pulmonares e cardiovasculares.

Apesar disso, o risco de morte e o risco de uma infeção breakthrough é menor quando contraposto com pessoas que não foram vacinadas. Comparado a um indivíduo não vacinado, o risco de covid longa em um indivíduo totalmente vacinado foi de cerca de 15%.

 

Fonte:

- https://guiadafarmacia.com.br/sintomas-da-covid-longa-podem-ocorrer-mesmo-apos-vacinacao-mostra-estudo/