Blog

Acne, manchas e irritações: entenda como o uso de máscara afetou a nossa pele

Após dois anos de pandemia, com o uso constante de máscaras, o aparecimento de manchas e acnes se tornou comum para a maioria das pessoas. 

 

O uso de máscara contribuiu para o aparecimento ou agravamento de marcas na pele, como a acne ou a rosácea, que é a vermelhidão na pele com vasos sanguíneos perceptíveis, sobretudo nas pessoas com peles mais sensíveis que acabam por apresentar mais reações ao contato com o tecido das máscaras.

Importância de ter cuidados com a pele

Assim como o restante do nosso corpo, a pele também precisa de cuidados especiais. Uma boa rotina de higiene inclui a lavagem do rosto, uma ou duas vezes por dia, com água morna.

O segundo passo é aplicar produtos cosméticos, que dependem não somente do tipo de pele, mas também da idade. Uma pele mais madura precisa de mais hidratação, se beneficia mais com a aplicação de séruns, além dos cremes de dia e de noite. Já em uma pele mais jovem, não são necessários tantos passos, basta a aplicação de um creme de dia e um creme de noite.

Os produtos utilizados devem ser adequados ao nosso tipo de pele, que pode ser mais oleosa, mista ou mais seca.

Com o avançar da idade, é importante aplicar ainda cremes com ação antirrugas, antioxidante, sejam com vitamina C ou com ácido glicólico.

Use protetor solar

O uso de protetor solar é necessário para dias mais quentes, mas não é um cuidado único para os dias de sol. É importante utilizá-lo faça chuva ou faça sol.

Na proteção solar, é melhor a utilização de protetores oil free (sem óleo), na verdade, a maioria dos produtos solares já tem uma composição oil free, pois há uma preocupação em não serem comedogênicos, ou seja, não potencializarem o aparecimento da acne.

O que fazer se as lesões persistirem?

Quando as lesões são persistentes, ativas e continuam a surgir em maior número, o tratamento pode precisar ser medicamentoso. A prescrição deve ser feita após consulta médica, de acordo com o diagnóstico realizado pelo dermatologista.

Além de todos os cuidados específicos, os dermatologistas lembram que a prática de hábitos saudáveis também reflete na saúde da pele. É importante ter uma alimentação saudável, variada e com verduras, uma vez que a riqueza de nutrientes beneficia a qualidade da pele.

 

Fonte:

- https://www.cnnbrasil.com.br/saude/acne-manchas-e-irritacoes-como-o-uso-de-mascara-afetou-a-nossa-pele/