
De acordo com a Pesquisa de Comportamento do Cliente na Farmácia 2019, realizada pelo IFEPEC e pelo Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (Unicamp), os preços e a comodidade aparecem como fatores de peso na hora de o consumidor escolher a farmácia para suas compras.
Foram entrevistados 4 mil clientes em todos os estados do país e o percentual verificado apontou que:
- 64,95% compram de farmácias que oferecem preços melhores;
- 24,5% preferem fazer suas compras em farmácias com boa localização.
Outros pontos como a qualidade do atendimento, a facilidade de encontrar estacionamento e o estoque também foram analisados. Mas, os dois itens acima são os mais relevantes e devem ser considerados seriamente para que seja possível manter as vendas na farmácia sempre regulares e com fluxo crescente.
Dicas para vender mais e manter a clientela
Ficar de olho nas percepções dos consumidores é a melhor maneira de saber qual direção tomar no negócio. A seguir, listamos algumas dicas muito úteis e que contribuem para que o cliente tenha uma percepção mais positiva da farmácia. Acompanhe!
Diversificar
Diversificar é essencial tanto para que o cliente possa ter a escolha de preço quanto para ter a comodidade de encontrar determinado item sem ter que andar muito. Porém, a ideia não é agregar produtos e serviços na farmácia de qualquer maneira. É preciso saber o que os consumidores estão buscando. Para isso, basta ficar atento ao feedback recebido deles.
Vender online
Agilidade, preços mais baixos, comodidade e mais opções, são alguns dos aspectos que fazem com que 82% dos consumidores brasileiros realizem compras pela internet. Uma pesquisa da NZN Intelligence, apontou que 74% das pessoas que compram ativamente também preferem a opção online.
A dica é fazer um planejamento focando em dois pontos essenciais: a qualidade do suporte e a logística. Com isso definido, é muito mais fácil e seguro ingressar a farmácia nessa modalidade e aumentar as vendas.
Promoções
Promoções são sempre uma excelente ferramenta para o crescimento das vendas na farmácia. Para otimizar ainda mais as possibilidades, pode-se aproveitar datas comemorativas, épocas do ano e até mesmo segmentos de produtos.
Delivery
O delivery nos dias de hoje está presente em quase todos os modelos de negócios. O legal é que para ser usado não depende de altos investimentos ou do tamanho da farmácia.
Hoje é possível contar com serviços e plataformas online que oferecem sistemas prontos para começar a trabalhar. Outra opção, é desenvolver um aplicativo personalizado para os clientes, gerando mais proximidade e comodidade.
O WhatsApp também é uma excelente ferramenta e um diferencial que induz o cliente a escolher a farmácia x e não a y. O mais interessante é que é um aplicativo pronto, amplamente usado e gratuito.
Assim, informações como promoções, novos produtos, orientações e qualquer coisa relacionada ao segmento pode atingir um grupo de pessoas amplo e rapidamente. E claro, tem a facilidade para o cliente que pode entrar em contato a qualquer hora!
Fique atento: quando a farmácia não busca se adaptar e atualizar, ela está abrindo caminho para perder espaço no mercado!
Tem alguma outra sugestão para aumentar as vendas na farmácia? Aproveite e deixe em nossos comentários!