
Apesar da lenta economia no Brasil, o setor farmacêutico vem crescendo. A profissão farmacêutico está em alta no mercado, possibilitando a vários especialistas uma oportunidade de emprego.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged – os dados do primeiro trimestre de 2019 informam que essa é a segunda profissão a nível superior que mais gera novos empregos. Isso em regime CLT.
Segundo o órgão, foram 11.028 profissionais da área contratados durante este período. A profissão ficou à frente de muitas ocupações tradicionais como, por exemplo, contador e administrador. Esse cargo está em destaque desde o final de 2017.
Profissão farmacêutico, uma área em constante crescimento
Nos últimos anos, o Brasil tem sofrido com a instabilidade da sua economia. No entanto, a indústria farmacêutica tem insistido em andar na contramão. Com isso, ela tem aberto novas possibilidades, gerado mais emprego e crescimento no mercado econômico.
Os avanços desta área começaram a ser vistos em 2015, quando ela atingiu R$62 bilhões de reais em faturamento. As estatísticas sugerem que o setor deve crescer cerca de 9% ainda em 2019.
O crescimento da área deve-se ao aumento da perspectiva de vida e, com isso, gerando uma maior preocupação com a saúde. Por isso, avanços tecnológicos na indústria farmacêutica têm sido implantados constantemente, para atender melhor o consumidor final.
Sendo assim, a demanda por mão de obra qualificada tem crescido, gerando empregos para os farmacêuticos. Isso colocou a profissão farmacêutico em grande destaque nos últimos tempos.
A profissão farmacêutico entre as melhores profissões
A profissão farmacêutico é uma das melhores para se investir, pois ela oferece uma carreira promissora. Isso porque o profissional tem um leque de opções para seguir após sua formação.
Como a área está em constante desenvolvimento, também tem promovido empregos e se mantendo ativa. Por isso, ser um farmacêutico é investir em uma profissão de sucesso.
Ao se formar como farmacêutico, o profissional pode atuar nos seguintes seguimentos:
- Alimentício;
- Vendas;
- Farmácia hospitalar e clínica;
- Cosmetologia;
- Medicamentos.
Com se qualificar para ser um farmacêutico profissional?
É preciso destacar que somente a graduação em Farmácia não é suficiente para se recolocar ou conseguir um bom emprego. A profissão farmacêutico exige aprofundar seus conhecimentos constantemente. Afinal, todos os dias algo novo surge no mercado.
Por isso, fazer uma especialização e cursos dentro da área passou a ser uma obrigação. É necessário conhecer um pouco de todas as áreas, pois assim você abre o seu campo de atuação.
Dentro do mercado de farmácia você vai encontrar as funções de:
- Farmacêutico bromatologista;
- Vendedor farmacêutico, prestando serviço de atendimento;
- Produção de cosméticos;
- Farmacêutico industrial;
- Entre outras.
Além de investir no conhecimento teórico e prático, é importante que você desenvolva inteligência emocional, tenha conhecimento de gestão, fale outras línguas, conheça as legislações vigentes, faça o seu registro no Conselho Regional de Farmácia. E, acima de tudo, trace um plano de carreira. Com isso suas chances de se destacar nesse mercado serão muito melhores.
Você também é uma das milhares de pessoas que escolheu a profissão farmacêutico para atuar? Então, compartilhe nos comentários porque escolheu essa profissão e troque experiências com outros leitores.