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Entenda a jornada do cliente na farmácia para gerar mais vendas

Você sabe qual é a jornada do cliente na farmácia? Conhece os passos do seu público para assim ter vendas mais efetivas? Analisar o comportamento do seu consumidor é essencial para ter um excelente faturamento.

Esse é o termo usado para falar sobre o caminho que o seu consumidor percorre desde o primeiro contato com o seu estabelecimento até a conclusão da compra. Essa observação permite que você planeje as melhores estratégias de marketing para aumentar as suas vendas. No entanto, para fazer essa análise é preciso saber de fato quem é o seu cliente.

Para te ajudar a analisar a jornada do cliente na farmácia, preparamos esse post. Nele você também saberá sobre a jornada de compra na farmácia e poderá criar as melhores estratégias para aumentar o seu lucro. Boa leitura!

Conheça a jornada do cliente na farmácia

Antes de mais nada, é preciso identificar o seu público. De acordo como o Mind Shopper, o destaque para o perfil do cliente é para o público feminino. As mulheres são as principais compradoras em farmácias independentes, 69,4%, e nas de rede também, sendo 66,5%. Outro ponto observado foi que a maioria tem mais de 60 anos e compram mais em estabelecimentos independentes.

Vale ressaltar que a maioria dos compradores de farmácia não utilizam nenhum tipo de suporte na hora das suas compras. Como por exemplo, um cesto. Isso limita o número de aquisições e também pode torná-la desconfortável, gerando uma experiência não muito boa na loja.

Além disso, na maioria das vezes, o cliente está sozinho, não tendo outra pessoa para influenciar em sua compra. Sua maior parte também usa algum tipo de material de apoio, sendo o mais usado a receita médica. Ou seja, o cliente já entra sabendo qual produto quer e dificilmente irá a uma farmácia para pesquisar preço.

Se o seu estabelecimento for bem sinalizado, o cliente não vai ter dificuldade de achar o produto e ficará mais satisfeito com a experiência. Caso ele tenha dúvidas, é importante que a sua equipe esteja bem treinada para auxiliá-lo.

Sabendo de todos esses pontos, é possível identificar quais são os fracos e fortes da sua loja, além de prever o comportamento do seu consumidor. Dessa maneira, é possível visualizar toda jornada do cliente na farmácia.

Pontos que devem ser acompanhados na jornada de compra na farmácia

Alguns pontos devem ser acompanhados mais de perto para que a jornada de compra na farmácia seja totalmente positiva. É uma maneira também de minimizar os gargalos existentes. São eles:

  • Ter atenção especial para homens e idosos, mesmo que a maioria dos consumidores seja mulher, eles merecem a atenção também;
  • Ofereça mais conforto ao seu cliente, quanto melhor ele se sentir no estabelecimento, mais ele compra;
  • Tenha sempre um bom atendimento;
  • Desenvolva formas de interagir com o consumidor para melhorar a jornada do cliente na farmácia;
  • Explore as redes sociais como forma de comunicação;
  • Tenha um layout que facilite a jornada de compra na farmácia.

Agora que você já sabe o que é jornada do cliente na farmácia e como começar a analisar o seu comprador, comece já a fazer esse acompanhamento! Quanto mais cedo identificar os pontos negativos e corrigi-los, melhore será para o seu faturamento.

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