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Como fidelizar clientes na farmácia de forma criativa e realmente eficaz?

Aprender como fidelizar clientes na farmácia é uma arte que precisa ser avaliada e reavaliada com certa frequência.

A fidelização no setor farmacêutico é algo mais complexo que em outros segmentos do mercado e essa complexidade é que torna necessária a implementação de práticas diferenciadas.

A seguir, selecionamos algumas dicas que podem servir de base para que qualquer farmácia comece a trabalhar com foco na manutenção e aumento da fidelidade dos clientes. Acompanhe!

Ter um processo organizado

Manter uma base de dados atualizada é um passo fundamental para fidelizar clientes. Sem isso, dificilmente será possível acompanhar a jornada de vendas.

Uma sugestão para dar início a essa organização e modernização é fazer uso de um software de gestão. No mercado, há dezenas de opções, o que permite encontrar e usar aquela que seja ideal para o perfil da farmácia.

Aprender com os clientes

Um cliente insatisfeito pode ser uma ótima ferramenta para entender e aprender o que pode ser feito para melhorar. O problema é que muitos negócios deixam de lado esse ponto — apesar de ser óbvia a sua utilidade.

A dica é ser sempre receptivo e ter a mente aberta para ouvir as críticas e conseguir “pescar” algo relevante nelas. Por exemplo, pode ser que a farmácia tenha um problema na comunicação com o seu consumidor e essa falha ocorreu em uma fase específica do processo de venda.

Ao ouvir atentamente o posicionamento do cliente, será mais fácil perceber o que pode ser aperfeiçoado.

Marcar presença na web

A grande maioria das pessoas está conectada nos dias atuais. E mais, toda essa conectividade criou um novo tipo de consumidor: mais informado, mais exigente e ciente do que quer.

Se a farmácia tem presença online, as possibilidades aumentam significativamente, não apenas no campo da fidelização, mas também em novas formas de divulgação.

Entretanto, é fundamental avaliar qual o melhor canal de comunicação online. Ou seja, a ideia é começar naquele onde os clientes estão!

Além disso, ferramentas como blogs e redes sociais são excelentes meios para conhecer os hábitos dos consumidores e fazer uso dessas informações para o crescimento do negócio.

Desenvolver ações na comunidade

Qualquer pessoa gosta de ser ajudada e quando uma farmácia se dispõe a fazer isso na região onde atua, essa atitude amplia a percepção positiva que a comunidade tem dela.

E nem chega a ser algo complicado e custoso fazer isso: oferecer palestras, realizar minicursos, disponibilizar acompanhamento para os clientes com doenças crônicas são um ótimo começo.

Criar programas de fidelização

Essa é uma ideia sobre como fidelizar clientes na farmácia que está sendo cada vez mais usada nos dias atuais. Ao oferecer, por exemplo, cartões de fidelidade, os consumidores tendem a se sentir especiais, e isso leva a permanência maior deles como clientes.

Além disso, levar para o negócio programas de fidelidade é uma excelente forma para aumentar o ticket médio, especialmente nas farmácias.

Percebeu que se o assunto é como fidelizar clientes na farmácia algumas ações básicas já podem trazer outra perspectiva? No mais, ao colocar em prática as dicas acima não se esqueça de medir os resultados, afinal, é assim que será possível saber o que está dando certo!

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