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Planograma de farmácia: Descubra como fazer e aumente suas vendas

O planograma de farmácia, também conhecido como plano de gôndola é um instrumento que auxilia no planejamento de distribuição dos produtos nas prateleiras. A aplicação dessa ferramenta é fundamental para o gestor de uma drogaria, pois aumenta a lucratividade e auxilia os clientes a visualizarem rapidamente o que desejam.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e aprenda a tornar mais eficiente a organização de mercadorias em sua farmácia!

Fique atento à legislação

Para elaborar uma boa distribuição dos produtos no estabelecimento é fundamental que o administrador esteja atento à legislação. Há restrições para a exposição de medicamentos tarjados na seção de autosserviços e, em alguns municípios, é restrita até mesmo a exibição dos medicamentos isentos de prescrição médica.

Veja mais: Você sabe o que significa interdição de medicamento e como lidar com ela em sua farmácia?

Conheça os modelos de planograma de farmácia

Existem três principais tipos de planograma: o vertical, o horizontal e o em blocos. O primeiro é o mais utilizado, pois como acomoda os produtos de cima abaixo agregando um número suficiente de embalagens semelhantes nas prateleiras, cria um visual mais atrativo para o cliente.

O segundo é o planograma de farmácia menos eficiente, pois como as mercadorias são arranjadas uma ao lado das outras em uma mesma prateleira, causa confusão ao cliente e a impressão de que não há variedade de produtos.

O último modelo organiza os medicamentos em pequenos blocos verticais e é muito empregado em estabelecimentos que não possuem muito espaço para apresentar seus produtos, porém a mínima quantidade de artigos exibidos compromete a eficiência desse plano de gôndola.

Como planejar o planograma de farmácia

O gestor da drogaria pode criar o planograma tanto manualmente como a partir de softwares especializados. Seja qual o meio for utilizado, o intuito é definir qual a quantidade de embalagens similares devem estar próximas de forma a despertar a atenção visual do cliente mesmo a uma determinada distância.

Ter acesso a essa informação permite ao gestor organizar melhor o número de variedades de marcas e produtos que terão destaque, além de organizar a exposição de medicamentos que estão recebendo uma maior procura devido à estação do ano.

Veja também: Os perigos ocultos da venda irregular de medicamentos e como combatê-los

Essas são as principais orientações para a criação de uma planograma de farmácia que seja estratégico em apresentar produtos ao seu consumidor e fazer com que ele retorne para o seu estabelecimento sempre satisfeito. Gostou das nossas dicas? Leia também outras sugestões e continue aprimorando seu conhecimento na sua área de atuação!