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Você sabe como avaliar a lucratividade da sua farmácia?

A apreciação da lucratividade da farmácia é um recurso fundamental para o gestor avaliar os rendimentos de seu negócio, evitar gastos e apresentar respostas rápidas aos concorrentes. Para realizar esse monitoramento é necessário possuir conhecimento sobre quais indicadores, dados e cálculos utilizar para conhecer os ganhos do empreendimento.

Quer saber como proceder para conhecer de forma eficiente os lucros de sua empresa? Continue lendo a nossa matéria!

Como saber a lucratividade da farmácia?

Para realizar esse cálculo é necessário que o gestor tenha em mãos o lucro não operacional e o lucro operacional do negócio.

O lucro não operacional corresponde ao lucro obtido através da prestação de serviços ou recargas de celular, já o lucro operacional é proveniente da venda de produtos farmacêuticos.

Possuindo esses dados, o gestor pode realizar o cálculo do lucro líquido da empresa. Esse cálculo resulta no indicador de faturamento e é obtido a partir da soma do operacional e não operacional mais a subtração das despesas referentes a cada um desses meios.

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Quais outros indicadores são essenciais para controlar a lucratividade da farmácia?

Além do faturamento, outro importante indicador é o demonstrativo de resultado do exercício. O DRE é obtido através do faturamento e outros indicadores, como custo de mercadoria vendida (CMV), despesas gerais, lucro bruto e o lucro líquido, e serve como um relatório de um determinado período o qual o administrador pode observar e saber se seu empreendimento está lucrando ou não.

Como proceder em caso de prejuízos?

Quando o gestor identifica algum prejuízo, deve verificar a causa do mau desempenho. Uma das respostas a essa questão pode ser a oferta de produtos que não são atrativos para os clientes que frequentam a loja, mau planejamento do planograma ou até mesmo falhas durante o cadastro de mercadorias, por exemplo.

Seja qual for a causa, aquele que está a frente de um empreendimento deve realizar frequentemente o monitoramento da lucratividade da farmácia e ter soluções estratégicas para agir rapidamente e resolver qualquer empecilho.

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Como aumentar a lucratividade?

Uma boa tática é observar a partir dos relatórios financeiros quais categorias de produtos são mais procurados e se estão vinculados a algum período específico do ano. A partir dessa constatação o gestor pode produzir anúncios mais específicos para essas mercadorias e capacitar a sua equipe de trabalho para dar melhores recomendações aos clientes.

Outra forma de aumentar a lucratividade da farmácia é verificar aqueles artigos que não estão apresentando uma demanda expressiva. O gestor pode buscar estratégias para tornar esses produtos mais atrativos através de promoções, por exemplo.

Gostou das nossas recomendações para aumentar a lucratividade da farmácia a qual trabalha? Não deixe de conferir também outras dicas para atrair mais clientes para a sua loja!