Notícias e Releases


Anápolis, 7 de janeiro de 2010 - O laboratório físico químico do Teuto agora possui o "Indicador Diário de Análise Efetuada" que otimizará não só sua produção como de toda a empresa. A novidade criada pelo setor de otimização de processos define a meta e a quantidade de análises realizadas, além de reduzir o lead time (tempo entre o início e o fim do processo) de análise.

O sistema mostra, por meio de indicadores visuais (Gestao a vista), o andamento das análises tanto do produto acabado quanto da matéria-prima. Com o método é utilizado uma sequência lógica dos produtos (Heijunka), que precisam ser analisados e associados a um indicador de performance, que determina a meta e a produtividade diária. Com a inovação, o departamento consegue de forma simples o controle total de suas atividades.

Para a gerente do departamento, Andréia Cavalcante Silva, as mudanças na gestão do laboratório possibilitam ter informações rápidas, com reações imediatas em situações rotineiras e, principalmente, fornece suporte para a tomada de decisões estratégicas. "Vale acrescentar ainda, que isso permitiu a inserção do plano de produção no controle de qualidade físico-químico. Assim, conseguimos antecipar as necessidades para o atendimento eficaz à produção", esclarece.

Segundo o analista de otimização do Laboratório Teuto, Raniere de Paula, o processo de inclusão da nova atividade no setor não foi fácil. Mas, com apoio e empenho dos colaboradores o projeto deslanchou e já conseguiu obter resultados positivos. "Quando formamos um grupo de trabalho com os mesmos objetivos fica tudo mais simples, pois os próprios integrantes do grupo se ajudam", disse.

De acordo com o supervisor do departamento, Wender Souza e Silva, todos os colaboradores ficaram muito envolvidos com as metas por família de produto. Todos os resultados são atualizados diariamente. "Essa medida faz com que o colaborador passe a acompanhar de perto o rendimento do grupo de produtos no qual está inserido, levando-os a trabalharem com um objetivo traçado", garante.